The catcher in the rye

Ou um a agulha num palheiro, traduzido por David Mourão Ferreira. Muito mal, diga-se de passagem.

Lemos em Inglês, era o livro que liamos, o programa era a história inglesa. J.D.Salinger é americano.

Um livro de 1951, seguido nos anos 60 por the Graduate. Ambos sobre o inconformismo da juventude.
Gostei do filme , mas pensei o tempo todo que ele parecia da mesma idade da sedutora Mrs .Robinson. Na verdade, ela até era mais nova que ele. Podia ter sido outro a fazer o papel, mas o livro teve tanto sucesso que o escolheram a ele.

No The Catcher in the rye, é um aluno de uma prep school que é expulso, porque não se aplica e vai chumbar. Já é a terceira escola de onde sai. Ele é o próprio narrador e usa muito calão na linguagem, e narra três dias da sua vida em que vadiou por Nova Iorque, com receio de ir para casa. A palavra mais repetida é " depressing". " they depress me". Os outros colegas são uns mentirosos e falsos, os adultos em geral. A razão da depressão será a morte do irmão mais novo, e a ida do outro irmão para Holiwood, depois de ter escrito um livro de contos com sucesso. Holden Caulfield, acha que se vendeu. A irmã mais nova manteve a pureza e é a sua amiga, assim como Jane, uma amiga com quem jogava e que respeita. Todas as crianças são inocentes e engraçadas. A certa altura diz que o emprego que gostaria de ter era ser guarda num campo onde crianças brincassem, e sempre que se aproximassem da faésia, o abismo, ele agarrava-as e devolvia-as à bincadeira. Metáfora de salva-las de crescerem, de ser perderem.
Também no fim do livro, leva  a irmã a andar nun carrossel, que ela sempre adorara em pequena, e ela anda sempre à volta, sem sair do mesmo lugar.
Holdem de 16 anos, bebe e fuma, quase não se alimenta e pouco dorme, enquanto pensa no que será a vida dele. Deseja fugir e viver nos bosques, mas não no meio dos bosque porque quer ter sol, e quer que a irmã e o irmão o visitem.
No final está num hospital, para se tratar, supõe-se que apanhou uma pneumonia. Termina, sem se saber se voltou à escola, outra escola.
Há também o seu receio de ser tocado e conspurcado pelo perverts. um gesto afectuoso, ou mais do que isso, de um professor, assusta-o.
No the Graduate, também há a sedução por parte de Mrs. Robinson, a mãe , a adulta. de uma amiga dele. por quem ele se apaixona.  De quem foge finalmente.
O medo de perder a juventude, de tomar decisões definitivas, quando se é jovem e não se sabe o que se deseja. Como se a vida fosse feita de objectivos e etapas.
Hoje sabemos que a vida é o que nos acontece enquanto fazemos planos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas