Serviço Nacional de saúde 2

Estava a ver que tenho muitas visualizações do SNS. Do que escrevi sobre isso há uns anos.

Agora já não é uma taxa mínima, são 5 a 15 euros. Mas se é urgência e se entra de ambulância dos bombeiros, chamada pelo 112 (n´º de emergência europeu), não se paga nada. Se entrar de taxi, mesmo sendo urgente, vem a continha de 15 euros mais um tanto pela ecografia, mas são uns 20 euros. Digo isto baseada nas duas vezes que fui de urgência com cálculos renais.

Os centros de saúde estão melhores, mas continua a haver falta de médicos de família, por isso quem não tem é atendido pelo médico que tiver menos consultas marcadas. Que é sempre o anormal de serviço, aquele que tirou o curso enquanto o país andava na revolução e os alunos passavam com passagens administrativas, ou a outra que é tão antipática que ninguém quer consultas com ela.

Eu não me queixo, as minhas médicas de família são muito compreensivas e simpáticas, só uma delas é que estando eu a dar aulas e sempre a queixar-me de dores de cabeça, ansiedade, tensão alta e a pedir atestados médicos para ficar em casa, perguntou-me se eu quereria ir a uma consulta psiquiátrica. Eu disse que sim, foi em 2016, e fui umas quatro vezes, sempre pelo SNS, pelo que eram de graça mesmo (a saúde mental é de graça).

Agora no entanto, não achei tanta graça ao SNS. Fiz uma ecografia à tiroide e encontraram um nódulo de 7 mm. Perguntei ao ecografista o que era para fazer a seguir, e ele disse que se era a primeira vez, provavelmente faria uma citologia aspirativa, para ver o que era. Mandei um email à médica e ela diz que com aquele tamanho não se fazia ainda citologia, só a partir dos 15 mm.

Na consulta em que viu a ecografia voltou a dizer o mesmo e fiquei só a tomar comprimidos para o hipotiroidismo. Depois falei com uma amiga médica e ela disse que se tivesse seguro, poderia fazer uma por conta privada, mas o SNS não paga pois percentualmente há poucas hipóteses de ser maligno.

Sim, que bom ter o SNS, se andam a poupar nas citologias... Na net também dizem que em geral os nódulos na tiroide são benignos, a não ser que sejam vários. Eu só tenho um e é pequeno. Vou arriscar e esperar que cresça.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas