Doação de orgãos

Lá continuo a ver " O outro lado do paraíso". É passado algures no interior do Brasil, num sítio muito bonito e diferente das nossas paisagens, com mineiros, casas de meninas, analfabetos, quilombos. Corrupção na polícia. Tem tudo a ver com a nossa sociedade europeia, citadina.

Aquela parte agora de a filha da outra precisar de um rim e não haver dadores, a família não ser compatível e ter de ir para a lista de espera. Como em toda a américa, penso que lá é preciso declarar ser doador de orgãos em vida, para recolherem em caso de acidente, os orgãos das pessoas.

 Aqui em Portugal é o contrário ( e noutros países); somos todos doadores de orgãos a não ser que declaremos, em vida, que não o queremos ser. Mesmo assim os parentes têm de dar o consentimento e em caso de crianças, os pais decidem. Havendo tantos acidentes rodoviários por ano, imagino que a lista nunca seja muito grande.

Qual é o problema de em vez de irem apodrecer para um caixão, ou cremados, os orgãos saudáveis sejam coletados para uma operação imediata? O coração, os rins, os olhos. Imagino que se me morresse um filho, noc, noc, noc, ficasse um bocado arrepiada e renitente em que o fizessem. Mas é tudo feito com dignidade e o corpo cosido como nas operações ou autópsias.

No meu caso teriam pouca sorte, o coração tem aquela parede fina, tem um trombo ou coisa semelhante. Os rins têm imensas pedras (cálculos renais). A visão está cada vez pior, ao perto. O cabelo está curto. O fígado mesmo assim, já sofreu bastante entre os meus 20 e 30 anos. Os pulmões, fumei na mesma altura e sim, tenho asma.

Se calhar devia fazer um testamento vital. Estava hoje no centro de saúde, onde fui buscar receitas, a ler onde se fazia. Penso que podia declarar que não sou doadora de orgãos, escusam de se incomodar. E que não queria ser mantida em coma, e queria eutanásia e quero ser cremada.

Bolas, as férias dão-me estas ideias. Só de pensar na viagem para o algarve, com cinco gatos e milhares de carros a caminho, em agosto. A minha filha vai ter de conduzir, fico cheia de dores de costas.
Mas depois compensa, poder andar até a praia, mergulhar. E devem ser das últimas férias que passo com os dois. Ela já vai com amigos e vai fazer o Erasmus 5 meses em Cracóvia, em setembro. Depois nem deve querer ir de férias. O filho já foi também com amigos, mas ainda vai comigo. Divertimo-nos muito quando eram pequenos, agora também, mais moderada, encontrei uma foto de quando encontrei as boias que os meus sobrinhos me deixaram lá, que palhaçada que foi...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas