Superpoder da invisibilidade

No outro dia num teste perguntavam qual o superpoder que escolhia entre vários e eu escolhi a invisibilidade. Para quê? Para me sentir como o Bruce Willis no Sexto Sentido. Ah ah.
Não, era para ter uma visão mais objetiva dos outros.

Porque a percepção que temos dos outros é baseada no que eles nos mostram, a nós.
Quando alguém é preso porque esfaqueou até à morte a mulher e a espancava antes, muitas vezes os vizinhos dizem " era um homem sossegado, simpático, nunca imaginei".
A perceção é baseada no que elas sentem por nós. Menos no caso das figuras públicas, que mostram aquilo que querem mostrar delas, o lado bom. Daí tanta gente adorar pessoas que nem conhece.
Mas no caso dos nossos amigos, inimigos, conhecidos, é a forma como nos olham e nos falam e se portam quando estão conosco. Nota-se quando as pessoas não gostam de nós. Em grupo falam e tratam com simpatia, Quando estão sós conosco, ou não falam ou mostram mesmo a animosidade.
Lembro-me que uma vez, um tio meu me levou numa viagem de uma hora para ir ter com os filhos dele, na praia. Eu ia no banco ao lado dele, com cinto de segurança, e ele não me dirigiu uma palavra.
Ía lá a pensar nas coisas dele, certamente. Mas é um tanto estranho, se fosse eu fazia algum tipo de conversa, com a sobrinha da idade dos filhos dele. Mas é aquela, ele não tinha interesse nenhum em mim e não estando ninguém a observar, não se deu ao trabalho de disfarçar. Ou então, eh eh , estava com medo que o fosse acusar depois de assédio. Não, nesse tempo não se falava nisso, mas agora era a atitude certa, para não criar mal entendidos.

Portanto, o nível de civilidade de uma sociedade vê-se pelo modo como tratam as crianças, os idosos, os animais. Quando as outras pessoas estão a observar.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas