Treinar os filhos para serem independentes

Vi um episódio da série " Os Goldberg" em que a filha vai para a universidade e não sabe tratar dela, fazer comida, lavar a roupa... No fim era um plano da mãe deles, fazer ela tudo por eles de modo a nunca serem independentes. Pensando nisso fui espreitar o quarto do filho, que tinha uma pilha de roupa para lavar na cadeira do quarto. Disse-lhe " traz isso e eu ensino-te a lavar" e ele relutantemente foi. Enfiou as t-shirts na máquina, pos o detergente e ensinei-o a rodar para a lavagem a 30 º , nunca fiando, não fossem as coisas ficarem tingidas, mas era tudo da mesma cor. Depois disse-lhe que daí a hora e meia tinha de a pendurar.

Fui comprar mantimentos e quando voltei a máquina estava a apitar e fui chamá-lo, mas estava numa fase crucial de um jogo e não quis ir. Assim estendi eu a roupa no estendal. Fiquei um bocado preocupada com o odor floral que exalavam, da Quanto (comprei pois era barato), será que ele ia refilar? Fiquei com a cozinha a cheirar bem... No dia seguinte disse-lhe para ir tirar a roupa e dobrar e guardar. Está de novo a jogar. Passou o dia a estudar na biblioteca com dois amigos, por isso queria espairecer. Viciado...

Resultado, apanhei a roupa e coloquei-a um pouco em cima do aquecedor que está ligado, ela estava humida. Já não cheira tanto a flores. Guardei-a nas gavetas depois de a dobrar.
Agora tenho de fazer o mesmo com a filha, chamá-la e mandá-la colocar a roupa na máquina. Passou o dia a dormir no sofá da sala, ontem estudou até tarde e agora está de novo a estudar, em pijama.
Claro que se recusou. Deixei ficar lá a roupa.

O problema deles estarem a estudar na mesma cidade onde vivemos é não terem de tratar deles.
Mas eu lembro-me de estar a trabalhar em Faro, com 25 anos e trazer a roupa todos os fins de semana para a mãe tratar. No meu caso, era a empregada....


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas