Natal no Lar

No sábado fui ao Lar ver a minha mãe, para variar. Deve ser a minha penitência em vida, ir lá uma vez por semana. Quando está lúcida e me fala normalmente, fico com pena de a deixar ali, sentada a olhar uma TV, com programas parvos. Quando não me responde fico com pena de a ver assim.

Desta vez fiquei zangada. Está frio, há uma onda de frio na Europa, até aqui estão temperaturas negativas (não em Lisboa, continuamos com sol e cinco graus de mínima) e ela estava com roupas de algodão. Uma blusa de algodão de manga curta e por cima um casaco fino cinzento escuro, com as mangas dez cm acima do pulso. Depois tinha calças mas as meias eram pelo joelho e estavam caídas.

Nem uma manta em cima. Olhei para as outras senhoras, cheias de mantas e camisolas de malha e ponchos e pensei, mas porque não a vestem como deve ser? E a blusa de algodão era azul escura, o casaco cinzento, as calças castanhas...parecia uma pedinte.

A minha mãe, que ia ao cabeleireiro todas as semanas, comprava as roupas em boutiques na Av. de Roma ou Bairro Azul, que qualquer roupa que vestia lhe dava um ar de elegância...

E os pulsos e mãos estavam frios. Estou aqui a ver e neste momento tb tenho as mãos frias. A minha casa não é aquecida, o Lar é. E mesmo assim estava fria! Perguntei-lhe se tinha frio. Perguntou-me que horas eram. OK, também não tinha o relógio. Está sempre atenta às horas e também quer saber que dia da semana é. Pus-lhe uma manta em cima, que estava lá noutro sofá e fui para o quarto dela.

Na semana anterior eu e a minha irmã tinhamos estado a colocar as coisas de verão num caixote na prateira de cima do armário. Penduradas estavam meia duzia de blusas e camisas de manga comprida, calças e mais calças, casascos de malha, camisolas de malha em baixo. Na gaveta não encontrei camisolas interiores nem collants.

Encontrei uma empregada e perguntei-lhe porque estava a minha mãe assim vestida, tinha roupas boas no armário. Respondeu-me que não fora ela que a vestira e que elas não sabem quais são as roupas "boas" que vestem o que é prático. " Está com frio Mariazinha? ", " "Não lhe chame isso, é D. Maria". Apeteceu-me acrescentar que a tratasse com algum respeito, paga três vezes o que ela ganha por mês para estar ali. (1800 euros por mês, para partilhar o quarto com a outra senhora que está sempre de cama a olhar a TV plana do quarto). A pensão do meu pai vai direta para pagar aquilo.

Depois liguei à minha irmã e ela diz que não sabe que casaco é esse. Mandou-me no dia seguinte uma foto de roupa que comprara lá na terra, onde foi passar uns dias, provavelmente na feira.



Hum, roupa prática. Entretanto eu já lá tinha ido levar umas blusas minhas da Zara para ela vestir por baixo das camisolas boas que lá tinha. Não tinham botões, já percebi que querem coisas fáceis de enfiar e realmente as camisas têm muito botões e dão trabalho a engomar (eu não uso camisas). Mas as coisas que eu dou, tendem a desaparecer, são demasiado giras, alguém decide ficar com elas....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas