Imaculada Conception

Um feriado quando se está desempregada, estão a gozar comigo certo? Feriado religioso.

Acordei mal disposta, estava a ter um pesadelo! Tinha voltado a dar aulas e tinham-me dado um gabinete e eu estava a ler um memorando onde dizia que devido à alteração da contagem do tempo de serviço, eu tinha um ano e meio e não cinco anos, e tinha de fazer trabalho administrativo ...

Isto foi de certeza do meu filho dizer porque é que eu insistia nos call centers e não ia dar explicações que era o que eu sabia fazer...

Porquê? Ganho o mesmo.... Mas nos call centers há uma data de gente adulta simpática. Nos centros de explicações há miúdos que ficam com os olhos desfocados assim que eu começo " o narrador autodiegético é quando é a personagem principal que conta a história",,,,ao ouvirem auto diegético voam para outro planeta.

Eu devo estar mal habituada. Os meus filhos, era assim " o narrador é auto diegético quando é a personagem principal que conta a história. Diegético vem de diegese, que significa história, por isso..." e eles "OK já percebi. O narrador é o heroi da história e vemos tudo pelos seua olhos". Sim é isso.

No centro de explicações eu acrescentaria " o narrador é a pessoa que narra, conta a história. Diegese significa história, e auto é como automóvel, faz de conta que o narrador conduz a história? ". E eles são capazes de dizer " então é uma autobiografia?". Não....autobiografia é quando uma pessoa conta a história da sua vida, e biografia é quando uma pessoa conta a história de outra pessoa, normalmente famosa. Pode ser uma biografia autorizada ou não. Pela pessoa famosa se for viva.

O narrador auto diegético é por exemplo o Dexter, estás a ver? Ele é um assassino e conta a história.Claro que ele não existe, o autor é um polícia de Miami e não está a escrever a sua autobiografia.

Confuso? É só a base de toda a literatura. Num poema por exemplo, quando se analisa não se diz " Camões diz que está infeliz porque não está com a sua amada mas a natureza está na mesma muito alegre, com os pássaros a cantar e os ribeiros a correrem". Diz-se " o sujeito poético" ou " O sujeito do poema" porque embora tenha sido Camões a escrever, está a falar como uma personagem. Por exemplo, D.Dinis escrevia cantigas de amigo em que dizia " ai flores , ai flores de verde pinho, se sabedes novas do meu amigo, ai Deus i u é? " . D.Dinis não era uma mulher. D.Dinis não era trans.
D.Dinis estava a escrever uma cantiga sobre uma donzela que queria saber onde estava o seu namorado...

Se calhar devia ir chatear de novo os meus alunos para as aulas. Já estou a ouvir os meus filhos, "OK mãe, as pessoas jáperceberam..."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas