Menopausa

"Tive uma monopausa santa!" dizia agora uma sra. que ligou para o programa da RTP1 sobre a menopausa. Que tomava a pilula até aos 52 e depois parou e nunca mais teve menstruação e pronto.
O médico disse que antes só se tomava a pilula até aos 37 anos pois as hormonas podiam aumentar riscos de cancro da mama, hipertensão, etc, mas agora as pilulas tinhas vinte vezes menos hormonas que antes, podiam tomar-se até ao fim.
Eles estavam a advogar o uso das substituições hormonais, para evitar os " calores", dores de cabeça, insónias, ansiedade, ou a substituição por produtos naturais.

Estas coisas passam-me todas ao lado. Por enquanto ainda tenho o abençoado periodo, as flutuações de humor, a euforia depois de o ter, uns dias normal. depois uma depressão crescente até me vir de novo. No entanto já tive os tais afrontamentos, acho eu. Ficar com a cara toda vermelha com um onda de calor e todos à minha volta de casaco e eu a tirar, bolas que está calor... A médica disse que estou na peri menopausa. Peri quê? Que significa peri? Periférico? Estou na periferia, é? Ando aqui às voltas e já tenho 54 anos. Se calhar é por isso que tenho a pele lisa e firme e como durmo bastante nem tenho olheiras. Nem borbulhas. As borbulhas empestaram-me a adolescência. Não é que fossem muitas, mas nenhuma me passava despercebida. Eu escrutinava a cara ao espelho e esborrachava cada desgraçada que se atrevia a aparecer. O resultado era desatroso, a cara ficava com uma ferida...

As mulheres sofrem muito. Começam a chatear-nos com as mamografias desde cedo, de dois em dois anos. É uma maravilha, esborracharem-nos as mamas entre duas placas, é uma tortura medieval...
Confesso, confesso! apetece-me dizer à assistente. Não me aperte mais!
Os homens têm os temidos exames à próstata, a palpação. Esse também parece um exame sádico.
Não haverá uma ecografia que substitua esses exames? Porque não inventam qualquer coisa?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas