O que é uma Cólica de rins

Eu sou daquelas pessoas que tem dores abdominais horríveis, vomitam, e acham que estão com  prisão de ventre e gases, especialmente porque carregam na barriga e doi-lhes.

Não conseguia tomar nada porque vomitava em seguida, qualquer golito de água que desse. Então a dor começou a irradear (termo técnico ) para as costas, para o rim direito ! Oh, fez-se luz, outra cólica!

Nessa altura já via tudo turvo e sentia muito frio, achei que estava a ter uma lipotímia ou uma síncope, quem sabe cair em choque. Decidi ligar ao 112 e lá consegui à 2 ª tentativa (primeiro surgiu-me a máquina de calcular no telemóvel). Porque nós não sabemos do telefone de casa, que é móvel e deve estar algures mas não toca.

Então , embora soubesse que quem faz a triagem é um polícia (sim, aprendi tudo nas aulas de Socorrismo) disse logo " estou cheia de dores e estou sozinha em casa ..." e o homem " que idade tem?", e eu " 53 " e ele " vou passá-la à emergência médica ". Vá lá, contaram-me tantas histórias deles desligarem  porque pensam que estão a gozar com eles... Depois veio outro, que já tinha formação em saúde, e eu disse que estava a vomitar e com dores no abdómen, mas agora passaram para as costas, e ele pediu-me a morada e apareceu o INEM em 3 minutos ! Dois jovens socorristas, , que me mediram a tensão 7/9 , temperatura , 33,8º, glicose e O 2, e mandaram-me mudar de blusa que estava encharcada dos meus suores frios e fui ao quarto e trouxe já um roupão e mocassins e carteira. Fui a andar para a ambulância e lá, sentaram-me na maca, com os pés ligeiramente levantados e puseram-me uma manta prateada em cima, estava frio, felizmente não chovia.

Eles não gostam que se diga que se tem uma cólica, ou isto ou aquilo, temos de dizer o que sentimos em detalhe, e rezar que acertem no diagnóstico. Depois despediram-se, até à próxima.
E fiquei naquele hospital centenário, que era um convento ou assim, e as escadas foram substituídas por rampas um tanto íngremes, mas o  maqueiro levou-me muito divertido, a correr e a travar, devia estar contente de eu não ser dos gordos. Para uma sala fazer ecografia e confirmaram que tinha um pedregulho de seis mm a tentar furar o uretére ( a menina tem aqui uma pedrita a tentar sair do lado direito) . Falam assim connosco, os médicos, e  eu "tenho 53 anos", "ah, mas eu tenho 80! " e acredito que tivesse...

Já depois , na sala das urgências,  fiquei ao lado de uma velha gorda com a cabeça toda ligada e uns olhos esmurrados e um nariz partido, ainda com a bata suja de sangue, deve ter caído de frente....Os auxiliares e enfermeiros eram novos e divertidos, partiam do princípio que deve haver alegria no trabalho e finalmente  deram-me a injeção para parar as dores e soro, e aí já lhes achei mais graça....

Enfim, a minha filha depois foi buscar-me e voltámos de táxi, eu cheia de remédios e toda contente, pois não paguei nada de nada ! Nem taxa moderadora (18 euros ! ) por ter entrado de ambulância!
E também me fizeram RX e análises! E viva o serviço nacional de saúde ! Em duas horas estava cá fora, tratada e com consulta para 2ª f. !


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas