Colégio dos Olivais



E aqui estou eu, na fotografia de baixo, com a minha turma da 4ª classe. Eu sou aquela em cima da cadeira que tem um vestido e a parte de baixo cor de rosa e o peitilho branco. Com um ar acanhado.

 A prof. era a D. Francisca e é a senhora de bata branca com um menino ao colo, era o Paulinho, o filho dela. Tem agora 46 anos, o Paulinho.

A loira que está ao meu lado é a Isabel e está abraçada à melhor amiga, Paula. 72/73.

Agora fui de novo contactada pela Clara Vaz, que foi minha colega no 5º e 6º ano (1º e 2º do ciclo preparatório). Da outra vez era para um almoço com os alunos do ciclo preparatório. Agora era para me dizer se quero ir a um almoço com os colegas do colégio. E para entrar no face do Colégio. Foi de lá que tirei estas fotos.Ela também andou lá comigo. Está ao lado da prof,, de cabelo escuro e curto.

Havia duas turmas, e eu só me lembro das meninas da minha turma. Os rapazes nem sei quem são, mas lembro-me dos nomes.

Também pus lá uma foto e apareceram umas e a prof. a dizerem que se lembram de mim, que eu era "tão doce ! " , " um doce de menina " diz a prof, que ainda é viva.

Eu lembro-me dela ser um bocado trocista e manipuladora e mesmo sádica. A um que disse uma asneira ameaçou por-lhe pimenta na língua e a segunda vez que ele o fez, pôs mesmo. Depois fazia uns ditados e se dessemos mais de três erros levavamos um puxão de orelhas. Literal. Só levei uma vez e ela apertava e torcia a orelha, não era agradável. Outra vez estavamos a falar das guerras entre os portugueses e os Castelhanos e ela disse que o João Nuno Castilho era o inimigo ( a alcunha dele era " o Castelhano " ) e ajudou-nos a expulsá-lo da sala ! Que brincadeira tão engraçada...

E a mim, perguntou-me na sala de aulas, que idade tinha a minha mãe. Eu sou a segunda filha e a minha mãe casou-se aos trinta, obviamente que a minha mãe era mais velha que as da maioria. 35 ! Disse eu. Depois cheguei a casa e contei à minha mãe e ela ficou danada " mas que é que essa tem a ver com a minha idade? " e eu " eu disse 35 ! " e a minha mãe, " sim, 35 ". Devia ter 42.

E havia uma menina que era a Ana Rita e era muito séria e atilada e bonita, e tinha tão boas notas como eu. A prof. passava a vida a tentar criar competição entre nós. Uma vez inventou um jogo, que foi por no quadro o jogo do galo , e em cada casa do jogo havia perguntas de história, ou matemática, e tinhamos de por o X ou  0 para fazer três em linha, e o outro impedir-nos. A prof. mandou-nos escrever os nomes nos papeis e baralhava e fingia tirar à sorte quem jogava com quem, Mas claro que eu tinha de sair a jogar contra a Ana Rita. Como acertavamos sempre as perguntas e sabiamos jogar aquilo, empatávamos... Depois chamou outros para jogar. Engraçado que eu era pequena e tive a noção que ela o fez de propósito. A menina doce não era parva.

Há lá uma que aos comentários alegres dos outros, diz " estão a fazer-me sentir mal com essa infância feliz. Quando penso na escola apetece-me comer chocolate ou beber gin..." e um homem diz " onde quiseres , quando quiseres, prefiro Gin...". Eh eh eh.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas