Visita à Sé de Lisboa 19-12-2016

Depois de ter feito o trabalho sobre a Sé e os slides tirados da net, achei que o melhor era mesmo visitá-la....
A minha filha deixou-se convencer a ir, pois disse-lhe que depois iamos ver as lojas e comer à Baixa.
Assim, fomos de metro, um dia de sol e 15,5 graus. Quando lá cheguei já ia estafada, fica numa das colinas... E lá estava ela, com a sua fachada medieval a luzir ao sol, Foi restaurada e está muito limpa.
À porta uma série de tuc-tucs (aquelas motas de passear os turistas ).

Como se sabe é do séc. XII, mandada construir pelo primeiro rei de Portugal , D. Afonso Henriques, três anos depois de ter conquistado Lisboa aos mouros (almorávidas). Em 1150, por um normando, segundo uma planta de cruz latina.
Tirei uma foto no Nártéx, ou seja, a porta de entrada, onde ficavam os Energúmenos (os possuídos pelos demónios ) , os Catecúmenos ( os não batizados ) e os Penitentes, não podiam entrar. Eu sou batizada, mas a minha filha não, mas ninguém nos pediu bilhete.

O interior é escuro, devido às janelas em seteiras, mas podem-se tirar fotos. Achei-a mais pequena do que imaginava, nas fotos parece enorme. À esquerda tem o Capela Baptismal, do séc.XVII, com a pia batismal onde S. António foi batizado em 1195.  Depois tem uma estátua em madeira de Nossa senhora com Cristo, meio despido e sangrento, retirado da cruz. Enfim, uma igreja do sec.XII decorada com cenas barrocas...
Tem uma velas , paga-se 40 cêntimos para acender uma e acendemos uma. Para dar sorte. Seguimos para o altar, pela nave central com arcos românicos e queriamos ver a parte da Capela Maior mas estava fechada ao público, Do outro lado paga-se 2,5 euros para visitar o Claustro mandado construir por D. Dinis e o deambulatório, com as capelas radiantes, onde estão os túmulos. O sr. deixou-nos entrar as duas por 1,50, pois estavam quase a fechar.

 Fiquei toda entusiasmada com o túmulo do conde Lopo, gótico, com a figura do conde em cota de armas e um simpático cão deitado aos pés, vê-se nas fotos. Ao lado está a mulher e tem uns cãezitos aos pés ! Tão giros a roerem ossos ou uns brinquedos, não se percebe bem. Os túmulos são tão pequenos. As pessoas deviam ser baixas ou partiam-lhes as pernas para caberem nos sarcófagos de pedra.

Depois fomos ver o claustro, que é ao ar livre e rodeado de uma varanda. O claustro está escavado, descobriram vestígios arqueológicos fenícios , romanos, árabes. No chão têm peças relativamente pequenas retiradas de lá, havia um leão e tentei pegar nele, mas pesava uma tonelada ! Deve ser por isso que os deixam ali, ninguém consegue sair com aquilo debaixo do casaco.
Há também uma sala museu com peças de ouro e vestes eclesiásticas, mas não estava aberta. Talvez por ser segunda-feira...

Eis então fotos que tirei:


No metro.
 Terreiro do Paço, saída do Terminal fluvial
Eis a Sé, com o sol já a por-se...
O Nártex
O Batistério, com a pia baptismal do séc. XII (o resto é barroco)
Como diz aqui , nesta placa
Uma estátua em madeira, restaurada, barroca.
Os vitrais das capelas radiantes
Um pilar que mostra os anjos a empurrarem as pessoas para o céu
Na capela , a esposa de D. Lopo, lê tranquilamente com os cães aos pés . (eu é com gatos).
Peças deixadas pelo chão.
Uma cena de caça ao javali
Depois de sairmos, fomos à rua Augusta e comi um pastel de bacalhau recheado de queijo da serra.

A minha filha preferiu um gelado no McDonalds do Chiado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas