Aula agora

Estava a ler o que escrevi no blog anterior, e devia estar mal disposta. Agora sobrevivo às aulas de secretariado bebendo café no intervalo, imprimindo os resumos da aula que ela manda pela net e tomando notas nas margens dos ditos. Depois acompanho as suas pequenas histórias lá do seu emprego, com risos sicofânticos e ela já desviou a sua atenção para outros.

Tem estado imenso calor e custa um bocado sair de casa às seis da tarde para ter aulas, mas a turma até agora é suportável. Metade está desempregada, metade tem dos dezoito aos 26, metade é de outras étnias ou nacionalidades. O meu amigo improvável tem sido uma de S.Tomé, que tem a pronúncia intacta e trabalha na Junta de freguesia e diz que os seus colegas de trabalho são todos uns "matumbas " (iletrados). Tem 40 mas não parece, usa as calças e ténis e mochila dos mais novos e tem praí 170, mas parece ter mais. Como mora em Sacavém , eu tenho-a levado a casa, o que ela agradece pois os autocarros a essa hora são poucos. Já me deu um saco de café da plantação do pai, que também cultiva cacau. Depois há outra , a Irina, loira da Ucrânia, que casou com um português e tem um filho de quatro anos, já o vimos quando o marido a foi buscar. A criança fala russo com ela e português com o pai. Ela fala razoavelmente português e anda à procura de emprego, dei-lhe o nº da Booking.

De resto, as pessoas sentam-se no bar a uma grande mesa e a G. ( a de S. Tomé ) resiste um bocado a juntar-se, diz que não gosta de ajuntamentos. Já a outra da Booking com que eu me dava se afastava do grupo e levava-me com ela. Não acho isso uma boa política, mais vale conhecer as pessoas, estando calada ou não, estamos lá. Uma ou duas perguntam-me se estou a gostar, e que é que eu acho das aulas de Produção de Texto. Eu respondo que ela é boa professora, mas elas andam meio aterrorizadas, pois ela anda a dar a teoria básica da Língua, o que é a Língua, Linguagem, Verbal e não Verbal, Emissor e Recetor, etc. Mas depois de repente ataca com " agora vão escrever dois parágrafos " O Uso da Linguagem nos dias de hoje ". Para mim é canja, até precisava de mais um parágrafo para concluir, mas a maior parte deles fica aterrorizada. E é para entregar. Noutra aula disse para escrevermos 300 palavras sobre " A Exposição oral: dificuldades e facilidades " que temos.

Lá comecei eu a escrever, que embora já tivesse dado aulas me sinto pouco confortável a falar para uma audiência e que não estava habituada a usar o Power Point e não sei quê e lá conclui que depois de me terem ensinado certamente me sentiria mais à vontade e com o tempo vem a descontração, etc.

Depois fui contar as palavras e tinha 125 ! Perguntei à prof. e ela insistiu que tinham de ser 300.
E só faltavam 15 minutos. Com isto lancei o pânico na sala, pois puseram-se a contar as palavras e ninguém tinha 300.

O mais engraçado é que aqui , nestes textos, facilmente passo as trezentas. a prof. acabou por dizer para entregarmos o que tinhamos e na aula seguinte terminavamos.

O problema é que eu estruturara com Introdução, desenvolvimento e conclusão e estar a acrescentar, fica uma salgalhada. Ficou uma salgalhada. Para hoje mandou escrever sobre " Gestão de conflitos ", como trabalho de casa. assumi que como TPC podemos consultar os meios que temos e fiz isso e depois escrevi um texto, que espero não me tenha saído muito igual à wikipédia.

De resto temos as aulas de Tic (técnicas informáticas ) e passámoa a aula de volta do Outlook, a cria várias assinaturas diferentes e a por fotos  e a criar cartões de apresentação. são sempre aulas divertidas, porque mesmo as pessoas que sabem arranjam trapalhadas....

Eu fiz e pus a foto do koala no meu cartão pois era a única que estava lá e eu não me lembrei de ir ao google. Engraçado, aqui sei fazer tudo, lá a versão do outlook é diferente ou é o explorer e fico à nora.

Mas pronto, lá ando entretida e não chateio tanto os meus filhos por se meterem nos quartos e não falarem comigo. Lá tenho meninas de vinte anos muito simpáticas e falam comigo e tudo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas