O Desaparecimento da Mesa 7

Emoção, drama, mistério ! Tudo se conjuga naquele centro de emprego ! Agora em Loures, instalações reduzidas e sem TV ! Nem revistas ! As pessoas acumulam-se à porta para arejar. As avós levam os netos no carrinho e tentam ser atendidas prioritariamente. A recepcionista pergunta se o filho é dela e ouve “ não, mas eu estou a tomar conta dele, só o aceitam na creche aos 9 meses e tem sete.” “ Mas não o devia trazer para aqui “, diz a impaciente empregada. E não lhe deu ficha prioritária. Depois levanta-se um debate entre as pessoas “ mas se não tem onde o deixar, que interessa que seja a mãe ou não ? “, “ ah,mas assim as pessoas começavam a trazer todas crianças, para passarem à frente ! “. Pensei que o meu filho de 17 anos devia ter ido comigo, pode ser que pegasse. Por mim também preferia que aquela avó deixasse o neto com a vizinha, desatou a berrar....
Desta vez havia poucos (sussurro) pretos. Parecia ser o dia da senha E, as apresentações quinzenais e as convocações ao centro de emprego. Um rapaz saiu lá de dentro a gritar que “ aos ciganos dão tudo, subsídios, pensões, nós os portugueses , andamos aqui a trabalhar e nem temos direito a subsídio “. Nós acenamos com a cabeça, mas continuámos a jogar nos telemóveis. Os homens estavam lá fora, a fumar e a discutir o jogo de ontem.
Mistério, a senha E estava parada há meia hora no mesa 7 e não chamavam ninguém.Ainda por cima chamavam sempre o mesmo número o E 46, que não aparecia. Eu era o E 48 e comecei a achar que a mulher (ou homem) devia avançar, a sra. E 47 foi inquirir e o segurança foi lá dentro. Chamaram-na para a mesa 6 (não sei o que aconteceu à 7). A mim chamaram para a 11, e explicaram-me que me chamaram porque não me apresentei no dia 13 na Junta de freguesia. Eu mostrei a carta da Segurança Social que dizia que o pedido de subsídio foi indeferido, com data de 2. Ela disse que na carta dizia que eu tinha um mês para interpôr recurso e durante esse tempo, tinha de fazer as apresentações quinzenais ou tiravam-me do Centro de emprego. Eu disse que podia escrever ali que eu não ia interpôr recurso, pois eles tinham razão, o ano passado não descontei para a Segurança social, pois estive desempregada. A sra. disse que isso era com a Segurança social e não com eles. Concordei e disse que me tinha tentado inscrever numas formações do IEFP mas não me tinham permitido por ter licenciatura (eram para 9º anos). Ela disse que era assim, a maioria era para 9º anos.
Aí saí eu de lá a gritar que uma pessoa tira uma licenciatura e depois não tem direito a subsídios nem apoios, nem formações pagas, mais valia ser cigana ou ter a quarta classe !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas