Já fui ao centro de emprego.

Bem, não vou agora andar aqui toda ressabiada de ter sido posta na rua ao fim de três meses. A verdade é que sou uma naba a IT e realmente preciso de saber mexer melhor no windows, ou lá que isto é.

Uma coisa se pode dizer de mim, possuo auto estima a toda a prova. Isto deve ser desde pequena, sempre a elogiarem as minhas façanhas. Claro que a minha irmã era a inteligente e eu a "querida ".
Nem sempre fui bonita, tive fases bem feiosas, quando a minha mãe me cortava o cabelo curto.
Lembro-me de ter entrado assim no 1º ano do ciclo.

 Já contei várias vezes , uma vez ia com a minha mãe e uma vizinha qualquer diz-nos " Ah que grande , o seu neto ! " ou coisa do género. E eu toda contente, gostei de ser confundida com um rapaz ! A minha mãe é que resmungou " é a minha filha. "com ar pouco satisfeito.

" Tu nunca tens culpa de nada, são sempre os outros " diz a minha irmã. OK, também não a vejo a admitir erros.

Mas isto é mais uma auto defesa, um sentido de humor que me mantém à tona.

Resumindo, já fui ao centro de emprego, ao de Loures. Como sempre, não indicam onde é, aqui neste país sem GPS não nos safamos. Estacionei ao pé da Junta de Freguesia e perguntei onde era .
 "Está a ver aquele prédio rosa, ali em cima ?"
" Sim, é ali ? "
"Não, vira à direita aí e depois à esquerda.."
".Levo o carro ? "
"Não, é já ali."
 Já ali a 500 m a subir uma ravina e um calor abafado e a chuviscar.....

Cheguei lá e havia montes de lugares para estacionar.... mas assim cheguei com ar de desempregada, a arrastar a carteira, esguedelhada, esbaforida....
Tirei a senha e mal estava a tirar o casaco, já me estavam a chamar, para lá dentro, uma sala com cubículos.

Calhou-me uma optimista, para variar da de Sacavém, que era logo " para si, não há nada ". ainda bem que fecharam aquela josta, duvido que alguma vez tenham colocado alguém.

Eu disse que trabalhara três meses por isso não tinha direito a subsídio de desemprego. E ela,
"e não trabalhou antes ?"
 "Sim, dei aulas seis meses, mais dois meses"
 E ela pôs-se a fazer contas,
"  isso já dá nove meses, manda este pedido de subsídio para a segurança social, preenche a sua parte e manda por email aos empregadores para preencherem a deles e depois traz cá e nós mandamos."
" E cursos, digo eu, gostava de fazer um curso de informática. "
"Sim, temos aqui o de técnico de informática, dois anos."
De graça, com subsídio de refeição e passe pago.
" Não, eu quero uma coisa mais na base do utilizador," disse eu, pouco ambiciosa (olha eu, técnica de informática ? !) e mostrou-me outro de três meses, o qual infelizmente não vi nada, pois deixara os óculos no carro. "Sim, esse é bom."

 Depois inscreveu-me nos estágios de seis meses pagos 80% pelo estado.
" mas eu pensei que era preciso estar há um ano desempregada para aceder a isso",
 " ah, mas é divorciada, não é ? família monoparental, passa à frente e a si não se aplica ".
 Ah bom." E quanto lhe dão de pensão ? São três, pode pedir o subsídio de inserção social ...ah tem casa própria, pois então não."

 Eh pá, começo a pensar que devia ter posto o dinheiro no Panamá. alugava a casa, e vivia dos subsídios do estado, dos cursos do centro de emprego. Parece bom, uma casa social, um sítio onde ir todos os dias, até me adapto aos ciganos, já falo com os do Pingo Doce. Ah amiga, t´boa ! Tou e você ? Não a via aqui há muito tempo, pois é....





Comentários

persiana fechada disse…
Boa tarde. Tu não és uma naba, tens de acreditar mais em ti. Tu és uma grande mulher e sempre muito corajosa. Não desanimes e boa sorte. Beijos e um abraço
Marias disse…
És simpático. Quando for ao Marco , dou-te um toque. Vais lá ter.
Gaby
persiana fechada disse…
tu nem pareces a mesma... beijos

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas