SNS

O serviço nacional de saúde a mim nunca me desapontou.

 Durante anos tive  a ADSE devido ao meu pai ser trabalhador de estado, e isso é género eles têm uma lista de médicos e dentistas que trabalham para eles e nós vamos lá e temos desconto. Tipo seguros de saúde. Depois de me divorciar e estar sem dar aulas , passei para o SNS, que é , toda a gente tem direito a ser atendida por um médico, ou mesmo ter sempre o mesmo médico de família, no centro de saúde. Tive a sorte de ter duas ou três médicas muito simpáticas, que se punham a falar da vida delas e me receitavam todas as baixas que queria. Nessa altura (8 anos atrás ) era tudo muito tudo ao molho e fé em Deus, p. ex. havia um balcão com duas mulheres, e toda a gente fazia fila única, em pé. Como havia uma ou duas pessoas realmente doentes ou que não podiam estar ali em pé ( idosas, grávidas ), sentavam-se e as pessoas que estavam atrás delas guardavam o lugar.
Ou seja, a fila era o dobro do que estava à nossa frente. E depois havia as pessoas que " só queriam uma informação " e se enfiavam lá à frente a perguntar se podiam ir ao Dr.Tal que era uma emergência e atrasavam tudo. Depois de termos pago avançada a consulta iamos para a fila das salas dos nossos médicos e partilhavamos as histórias das nossas doenças. Escrevi umas crónicas sobre isso , a daquela mulher que dizia que estava farta de tomar tantos remédios e a outra dizia " tome cházes ! Eu tomo para as pedras, para o coração...".

Agora com as taxas a cinco euros (por consulta ) conseguiram reduzir a clientela, e com o simples método de colocar uma máquina de senhas e cadeiras, as pessoas ficam sossegadas, à espera de marcar consulta. E também têm a cafetaria ali ao lado, e eu não rsisto a tomar café,mas como tenho de ir vigiando a passagem das senhas, estou ali em pé e já atirei com uma chávena cheia ao chão.

Ontem então fui finalmente conhecer o meu novo médico o dr, Alemão, que tem vindo há um ano a passar-me receitas sem me conhecer ( são os pedidos de repetição de prescrição, para doenças crónicas ).  O meu cunhado tb o tem e disse que era um velhote, que estava reformado, mas tinha voltado a dar consultas, devido à falta de médicos. a vantagem é que como ele só faz aquilo, não está stressado, são só umas horas.

Atendeu-me uma meia hora depois, mas não é culpa dele, as pessoas é que aparecem a pedir receitas porque lhes roubaram a carteiira com tudo lá dentro ( como me explicou detalhadamente a mulher ao meu lado, que ela e a filha deixaram as carteiras no carro e lhas tinham roubado....). Quem é que sai do carro e não leva a carteira consigo ? (mala ?), eu nunca a largo.... Mas depois de ouvir a história tirei metade dos cartões da mala, deixei os documentos do carro, B.I e cartão de contribuinte (sou incapaz de decorar tanto número) e multibanco. então o homem não era tão velho como pensava, estendeu-me a mão, disse que era cirurgião aposentado e estava agora ali a dar consultas, em vez de estar num banco de jardim. Estava a ver a minha ficha e começou com perguntas pessoais, género " está divorciada e desempregada, como é que se sustenta ? ", os seus dois filhos estão consigo, tem um companheiro ? " (NÂO), só três gatos. " Que idade têm os filhos ? como se dá com eles ? ". Se calhar estava a ver se eu necessitava dos anti depressivos... Nem me mediu a tensão , coisa que as outras começavam logo por fazer, passou-me um molho de análises e estendeu-me a mão, " venha depois cá com o resultado das análises ". Muito eficiente, levou uns 15 minutos, vinte parece que é a média aconselhada.

Então hoje de manhã arrastei-me da cama para chegar antes das dez ao laboratório de análises, e a urina era 24 horas ! Ou seja, deram-me um bidão de dois litros e durante um dia tenho de fazer para lá ! ah ah ah ! imagino as pessoas que trabalham, a levarem o bidão para o WC do escritório ! Tiraram-me sangue que nem senti a agulha e ainda havia uma ecografia e um RX ao tórax. Deve ser por causa da asma. Felizmente não me receitou análises à SIDA e tal ( deve ser de não ter companheiro ), e a mamografia eu disse que fiz o ano passado. Ou seja, amanhã tenho de me levantar cedo para ir entregar o garrafão de xixi , mais a primeira urina da manhã, num recipiente que me deram. Paguei onze euros, por uma molhada de análises, inclusive ao ácido úrico, a ver se tenho gota.

Estou meia tonta de sono a escrever, jã não estou habituada a levantar-me antes do meio dia.
E nã teve piada nenhuma, agora o que está a dar são as Urgências dos Hospitais, aí é que há drama.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas