Toy Story 3

A minha filha entra na sala e olha para mim " Estiveste a ver a " Toy Story " ? e eu " Sim..."
O que me terá denunciado, os meus olhos vermelhos, os lenços de papel ranhosos.... Eu vi no cinema com os meus filhos e não saí de lá a chorar. saí a pensar que era muita violência física e psicológica para crianças, mas eles pareciam bem, os pais é que estavam mas abalados.

Pus-me aqui a dar uma vista de olhos a um livro que trouxe da minha ex casa " Ansiedade e depressão, perguntas e respostas ", patrocinado por Sedoxil e Paxetil ( Medi Bial ).
Começam por ter um teste para se avaliar se temos ansiedade e / ou depressão e em que grau. Não me apeteceu fazer...
Depois distinguem ansiedade de depressão :  Ansiedade - medos, ataques de pânico, rubor, agorafobia acentuada, desrealização. Depressão - Tristeza, humor deprimido, culpabilidade, ideação suicida, lentificação psicomotora, perda de prazer.
E dão os sintomas comuns a ambas : tensão, dificuldade em dormir, ansiedade, agitação, queixas somáticas.
Ok, acho a agitação e a lentificação , um pouco contraditórias.

Diz que as mulheres recorrem duas vezes mais aos médicos com queixas de depressão e ansiedade do que os homens ," como em geral em todas as doenças " acrescentam. "...é mais aceitável socialmente que as mulheres se queixem sobre si próprias do que os homens, dos quais se espera maior estoicismo. As mulheres tendem a procurar soluções médicas para os sintomas, enquanto os homens reduzem os níveis de ansiedade bebendo álcool. ".
Isto explica muita coisa....

Mais à frente têm um teste que lhes permite verificar se a pessoa tem senilidade precoce  ou alzheimer, Parece- me um bocado difícil. É melhor ler para nos prepararmos para ele, desconfio que eu saia de lá a dizer que era quarta feira quando era terça ( esses dias são tão insípidos....), não devia saber o nome da rua onde estavamos , nem número  da sala, as três palavras que ele me dissesse para decorar e mos perguntasse mais tarde, provavelmente varriam-se. E desenhar " um pentágono de interseção com dez angulos " parece para além das minhas capacidades. Acho que conseguia, um tanto torto.

Continuando, dizem que a ansiedade vem da infância, a depressáo tanto pode ser hereditária como ambiental, mas que pela observação se inclinam cada vez mais para a genética.
Que a ansiedade não existe mais hoje que antigamente, e antes se usava ópio em vez de benzodiazepinas. E álcool , claro.

Anxiey and Depression, Your questions answered.
Cosmo Hallstrom and Nicola Mcclure
1999 Harcourt Brace and Company
ISBN 972-8449-69-0

Comentários

Anónimo disse…
boa noite. Quanto a mim, sempre sofri de ansiedade, ando sempre muito acelerado, preocupado com horários. Quanto a depressão, no meu caso, posso estar 15 dias triste, sem motivo e depois ando o resto do ano bem. Ver um filme que nos faça chorar, pode ser bom, sinal que algo nos tocou no filme. beijos, Ambrósio

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas