Toninho vai à escola
Vi no Jornal da Tarde na Sic, que a Associação do Carnaval instalou o porco Toninho na antiga escola primária, agora fechada. Filmaram hoje de manhã, devem repetir na sicNotícias e no Jornal da Noite
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-12-30-Porco-de-Vilarandelo-salvo-por-vencedora-de-rifa-de-Natal
Vão-lhe construir um curral decente e alimentá-lo. Sem o chocalho ao pescoço, ( a D. Estela retirou-lho), mas bastantes satisfeito a escarafunchar as ervas crescidas do terreno. Terreno este que rodeia a escola, com muros, mas vai ser possível visitá-lo e fazer-lhe festas. Fica é longe da parte antiga da vila, onde já tinha o seu amigo idoso e as crianças, mas podem ir a pé, a terra não é grande.
A Sofia Ferreira estava lá a fazer-lhe festas e diz que o ofereceu, nunca pensou em ficar com ele, comprou duas rifas (dois euros) e saiu-lhe o porco, mas vive com a mãe e claro que não o podiam ter. Ela diz que o importante é que o Toninho esteja a salvo de ser morto.
Um senhor da Comissão de Festas diz que ele vai ser o Rei do Carnaval, mas não vai ser alvo de troça, vão dignificá-lo. E que andando pelas ruas já estava a danificar os cascos, está melhor ali num terreno de terra.
Por mim, tudo bem, uma pet farm, existe em muitos países. Eu, antes do Toninho, nunca tinha tocado num porco assim de cem quilos. Mas é muito calmo e manso, e tem a sua beleza é um porco preto com uma risca branca na testa, qual Harry Potter.
Agradeço à Sic, considero que a sua notícia , baseada no Jornal de Notícias e a mais verdadeira quanto aos factos, deu a conhecer uma mascote engraçada e uma vila, que as pessoas do sul não conheciam, Sim, tem corridas de Enduro, procissões, Carnaval tradicional português, mas isso é tudo na parte nova da vila. Se visitarem, vão ver o Pelourinho, os fontanários, as ruas de calçada, a Igreja de S. Gregório , antiga Ordem de Malta, rodeada de enormes cruzes, a capela de Sto. António do Toninho, o castro, as ruínas romanas, as quedas de água na fonte.
Isto se não estiver tudo coberto de neve, este ano tive sorte, estava lá sol e mais calor do que quando saí de Lisboa.
Comentários