Blink




Ainda estou a meio do Blink, um livro de Malcolm Gladwell, traduzido para português com o subtítulo de “ decidir num piscar de olhos “.
O Blink é sobre a intuição subconsciente que nos faz decidir num abrir e fechar de olhos a que pensamos sobre uma pessoa ou situação. E como , muitas vezes essa é realmente a melhor decisão, e não a tomada depois de ponderar prós e contras.
É uma espécie de “ gut feeling “ de que algo não está bem e devemos dizer não, ou então sim.
Começa por falar de uma estátua grega de uma coleção particular, oferecida ao museu Getty. Estava em muito bom estado e depois de testes científicos a pedra apresentava indícios de ter mais de mil anos. No entanto, vários arqueólogos que a foram observar disseram que era uma falsificação. Que parecia demasiado “ fresca “, que os pés não eram típicos daquela era, o cabelo era diferente, mas nada de concreto. Compraram-na na mesma e exibiram-na com a placa “ estátua grega de 530 a.c ou falsificação contemporânea “. Descobriram mais tarde que fora falsificada nos anos 80 e envelhecida por processos químicos.
Outras decisões rápidas são baseadas não na experiência, mas nas influências culturais. Há uma desconfiança com pessoas de outra raça , ou mulheres, para cargos de chefia, e no caso de vendedores, contra o aspeto físico do cliente. Um vendedor de carros muito bem sucedido diz que trata todos os clientes que lhe aparecem da mesma forma atenta, o agricultor mal vestido pode ser muito rico e comprar os melhores carros e o adolescente pode voltar depois com os pais e ser ele que influencia a compra.
Fala também de um estudo feito sobre os CEO de empresas americanas , e como a grande maioria são homens, bem parecido e com 1.80 m. Raramente se encontra um homem baixo nas chefias. Isto é o que ele chama o “ Erro de Warren Harding “. Warren Harding, foi presidente dos Estados Unidos durante dois anos e segundo  o autor, o pior presidente da história. Subiu rapidamente na política devido ao seu bom aspeto e ajuda da sua mulher e pelo assessor Howard Daugherty. Enquanto senador, faltou tanto aos debates sobre o voto das mulheres, como aos da Lei Seca, assuntos importantes na época.
No entanto, era alto, interessante e bem falante. O lado negro da intuição, que nos leva a decidir que o aspeto físico tem algo a ver com bom desempenho como líder.

Será que isto se relaciona de algum modo, com a derrota do PS ?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas