Auto análise

Gosto muito dos desenhos, pinturas, desta senhora, Bad Girl Art, e no outro dia pus um comentário neste e ela pôs-me um LIKE ! Fiquei toda contente, aproveitei logo para dizer que gostava de ter um poster, para o meu quarto. (No Facebook ).

O que significa ? Que temos a tendência de culpar os outros pelos nossos falhanços, e que quando deixamos de ter quem culpar...se calhar começamos a perceber que se calhar somos nós ?

Mas quem se culpa constantemente de tudo, não é uma pessoa com baixa auto estima ?

Quando fui à psiquiatra, perguntou-me várias coisas " Acha que é boa professora ? " e eu " Sim, eu faço o melhor que posso, preparo as aulas, mas depois às vezes fico perdida na confusão....", " Já pensou em suicidar-se ? ", e eu " Não, a culpa não é minha, não me vou matar por isso ". Quando falávamos da minha " fobia " a adolescentes em salas de aulas.... Depois a psiquiatra comentou " Bem, não tem problemas de auto estima " e eu " e isso é mau ? " , " nem mau nem bom, não estamos aqui para discutir isso ". Ok.

Como ficamos ? Se pensar bem, eu não sou boa professora, uma boa professora devia ser assertiva e calar as parvoíces desde o início, com uma atitude " calem-se, quem manda aqui sou eu ! ". Mas eu só chego a esse estado quando a pimenta me chega ao nariz, primeiro quero que gostem de mim. Mas ninguém gosta do professor, quando tem mais de quinze anos, é a "gaja ", " a tipa " ou pior. E os mais novos gostam muito de nós, mas são naturalmente alegres e histéricos e temos de lhes meter medo.

O problema é que desde pequena que quis ser professora. Ensinei os meus bonecos , a Cindy, ensinei francês à empregada a dias, ensinei inglês nas férias à minha prima, que era de ciências e só tinha uma língua, francês. E ela entrou para a faculdade e lia tudo em inglês. Ela diz que aprendeu inglês comigo e com a televisão, que tem tudo em inglês com legendas.

Também gostei de ler para os meus filhos e no fim eram as perguntas, " porque estavam contentes, os animais da floresta ? ", " porque o Bambi tinha nascido " dizia o meu filho de três anos, muito sério.
Eram tão queridos. E havia o livro dos números, e o outro das letras " A de ? " " Avião ! ". Era fácil, estava lá o desenho. Isto à noite, antes de dormirem.

Mas os meus filhos eram espectaculares. Muito concentrados no que estavam a fazer, cada um pintava o seu desenho sem riscar o do irmão..... E têm uma inteligência que tem de ser genética.
A minha filha a perguntar, " Mãe, o que há para lá das estrelas ? " com quatro anos. E eu, " Mais estrelas."
E aquela vez que iamos para o algarve e o filho pergunta " quanto falta para chegarmos ? " e eu " Vamos a cem km, faltam 50 km... " e ele " daqui a meia hora ? ", com seis anos. a sério. Eu e o meu marido (ex, agora ) entreolhámo-nos.... " Sim. " Eu ainda estava a fazer as contas....

Agora quanto a deitar as culpas aos outros, admito que a última vez que dei aulas me senti à beira da depressão nervosa. E culpei todos, os outros professores por não me darem apoio, (tive de fazer o planeamento de aulas do ano inteiro de inglês do 9º ano, pois a prof. que dera o ano anterior não fez ) e entregar em dois dias à delegada de inglês. A escola estava toda informatizada, havia um cartão do professor com que se entrava na escola e marcava as faltas, se pagava no bar, se metia na máquina das fotocópias...e levaram uma semana a entregar-mo ! Cheguei lá e pensei que podia fazer as fotocópias do testes diagnóstico (para três turmas ) e não tinha cartão ! Nem sabia que era preciso.
Felizmente uma foi simpática e deixou-me usar o dela, que depois fazia com o meu algumas....
Outra que me fizeram, foi nem me mostrar a escola, nem me dar as regras. Era uma secundária com uns seis pavilhões, e ginásio e eu tinha aulas no B, C, no E..... Só sabia que o da sala de professores era o A. E eu caí ali de paraquedas, para substituir a prof. que se reformara em Novembro.... Perguntei a uma onde era o C e ela " depois do B ". Okkkkkk....... Sendo o B, qual ?
Enfim, colegas super simpáticas. Só se safavam as que tinham entrado no mesmo ano que eu, em Setembro, também eram novas e ignoradas por ali. Depois uma colega de inglês dizia-me, " não te esqueças da reunião de grupo amanhã ? ", e eu " Ahn ? ", e perguntava à delegada de inglês " temos reunião amanã, a que horas ? ", " não recebeste o mail ? ". Se calhar, mas eu não ando a ver o mail todos os dias. E ele vê-me ali, não podia dizer? Ou afixar no quadro da sala de profs ?

Agora pensando com calma. A culpa era minha. Estava afastada do ensino há anos. A escola onde estivera no ano anterior era pequena e não tinha cartões informatizados. Eu é que estava desactualizada. Tinha de comer e calar, sendo " caloira " na escola.

Mas como me disse a psiquiatra na altura, eu não sou obrigada a dar aulas, aliás nem consigo ficar colocada. Se não quiser dar explicações, posso ir para vendas, lojas, turismo, administrativa, recepcionista, não tenho de estar a pensar " sou uma falhada, não consigo ser professora ". Bem, antes de ela o dizer , eu nem pensara isso.
Como ela disse, não tenho problemas d auto estima, mesmo ! Se estou mais gorda, penso que os outros é que estão magros demais. Se estou magra (como agora, ah ah ! ) penso que os outros são uns gordos ! Se tenho o cabelo curto, acho parolas as mulheres da minha idade com cabelos compridos....etc.

Isto é saudável ? Não sei. Se calhar ando ao toque do meu próprio ritmo.

Comentários

Anónimo disse…
Bom dia. Embora não a conheça pessoalmente, tenho a certeza de que é bom profissional.

beijos e um abraço, com votos de um bom fim de semana.


Ambrósio
Marias disse…
Pelo menos preocupava-me em ser.
Obrigada pelo apoio, Ambrósio.
Marias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas