Touradas em Portugal


Em Portugal, Espanha, França, ainda se realizam touradas , no Verão.
Em Espanha várias províncias estão a proibir essas festividades, com base em serem " maltratos ao animal ". Em Portugal, a tradição continua. Com base em serem tradições. Em o povo gostar. Em haver uma economia de criação de animais e apuramento de raças de cavalos e touros, para a lide.
É claro que os governos de direita, conservadores, são a favor das touradas. As ganadarias pertencem a famílias que criam touros há gerações. Há rapazes que desde logo começam a treinar para serem forcados (realizarem a pega do touro). Os Cavaleiros aprendem desde novos a cavalgar e em andamento, espetarem as farpas no pescoço do touro. Até as mulheres entram nesta história, Na foto vemos Sónia Matias, uma jovem já com dezenas de touradas feitas.

Agora pensemos, o que nos atrai nas touradas ? O perigo evidente que os cavaleiros correm, dentro de uma arena com um animal de quinhentos quilos. A coragem que os forcados demonstram ao pegar no final de ser toureado pelo cavaleiro, o touro. A pega finaliza o toureio, mas raramente é feita à primeira. Embora lhe tenham sido espetadas farpas pelo cavaleiro, com o intuito de o enfraquecer, ele tem geralmente força para atirar os dez homens pelos ares e depois marrar-lhes. Os forcados saem muitas vezes em braços, levados pelos companheiros ( os enfermeiros não se atrevem a entrar com a maca ). Os forcados têm 15 mn  para a pega, que significa " parar o animal ". Depois de o terem imobilizado, largam-no . Entram então as vacas com dois campinos que encaminham o touro para os curros.

Em cada tourada cada cavaleiro toureia dois touros e cada um é pegado por um grupo diferente de forcados. O espectáculo costumava ser de dia, mas há muitas de noite, para, imaginem, serem transmitidas em direto pela televisão nacional, paga pelos impostos de todos, quer gostem ou não de touradas.
Podem-se ver crianças a assistir, o espectáculo não é proibido a menores.
As touradas são relatadas por dois especialistas, que em voz calma comentam a perícia do cavaleiro.
Os comentários deles deram-me a saber que os touros devem ter cinco anos e não mais, pois aprendem rapidamente, e mais velhos, ou simplesmente não participam , ( percebem que de cada vez que arremetem ao cavalo, levam uma lançada nas costas ), ou muitas vezes " entalam " o cavalo e cavaleiro contra as tábuas. Mas não costuma acontecer nada de muito grave porque os touro são " embolados ", cortam-lhes as pontas dos cornos e prendem-lhes uma proteção em couro. Caso contrário, matariam o cavalo e os forcados.
As farpas são de ferro e em arpão, e constituem um perigo para os forcados que realizam a pega. Se virarem na direção do homem, podem feri-lo. Há um pegador que ficou cego de um olho, com uma farpa.

Como as touradas são transmitidas em direto, dou por mim a ver uma ou outra, como se fosse um acidente de transito e eu não conseguisse desviar o olhar. Porque são tão perigosas e tudo pode acontecer, até o touro saltar as tábuas e correr dentro das trincheiras atrás dos repórteres de filmagem...

Mas é claro que desejo que elas terminem. Não acredito que as farpas não magoem o touro, como alguns dizem. O touro não devia ser sujeito aquele espectáculo. Parece um circo romano, em que os gladiadores combatiam animais. Sou contra todos os circos e espectáculos com animais.
Penso que os portugueses são na sua maioria contra este espectáculo. Vemos que as arenas estão quase sempre pela metade, não conseguem vender todos os bilhetes. Fingimos que nem existem, e muitos mudam de canal. Mas não se faz nada, apenas meia dúzia de manifestantes, perante os campos de touros.
As pessoas provavelmente pensam que como os touros não são mortos na arena, passam aquela provação e são devolvidos aos campos, onde foram criados em liberdade. Mas isso é falso.  Já vi um documentário sobre o assunto, e estes são remetidos para o matadouro, depois de lhes retirarem as farpas. O doc. retirou o som a essa parte, pois os urros dos animais eram demasiado insuportáveis. E sem água, ou comida, feridos, esperam a morte...

Recomendo a leitura do conto " Miura " no livro " Os Bichos " de Miguel Torga. É sobre a tourada, narrada do ponto de vista do touro. Costumava fazer parte da lista de leitura obrigatória da escola, mas já não é. É demasiado realista....neo-realista.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas