Educação à antiga

Eu passei muitos verões na avó paterna, e ela aproveitava para educar-me. Não achava muito bem que eu com treze , catorze anos andasse por ali de calções, os homens olhavam. E eu e a minha mãe preocupadas. Depois também não queria que eu falasse com os rapazes que passavam de mota, quando eu estava no jardim, a regar. O que ela não sabia é que eu os tinha regado ao passarem. Com quinze já fui ameaçada de me por no comboio para Lisboa.
Mas as regras de educação ficaram.

1- Não contrariar as pessoas . ( Penso que era por serem mais velhas ). Ou seja , uma pessoa está a contar algo que se passou no ano tal e nós em vez de corrigirmos acenamos que sim. Ou dizem que gostam das casas às escuras e nós acenamos, em vez de dizer " Eu gosto de luz, janelas abertas ! ". Deve ser por isso que não gosto de discussões.
2- Comer à mesa. Tinhamos de comer sentadas à mesa, mesmo o lanche, não me deixava ir com o pão na mão ter com os primos. Estar à mesa até ao fim. Não me levantar para ir ver TV na outra sala. Para o fim, jantavamos na sala da televisão para ver a telenovela. O que é certo é que ainda hoje, não me sinto bem a comer na rua. Isto deve ter uma razão antropológica, sociológica. Não suscitar a inveja das outras pessoas, mais pobres que nós ?
3- Cumprimentar sempre todas as pessoas, quando chegamos. Mas chega um " Boa tarde ! " e um aceno, a não ser que a pessoa nos chame para nos beijar (isto por sermos crianças ). Uma vez estava lá o pedreiro, o sr. Alcino, e eu pespeguei-lhe dois beijos, quando a avó mo apresentou. Ele achou que eu era uma menina muito simpática, a avó enfiou a cara no lenço, com vontade de rir.... A pessoa mais importante é que deve indicar como pretende cumprimentar, aperto de mão, beijo. As mulheres são mais importantes que os homens, socialmente. A não ser que estejam em trabalho.
4- Quando se fala em publico, ou com alguém, de pé, não se põe uma mão no bolso. Deve-se ter as duas mãos à vista. Mostra franqueza. Uma vez no ciclo, a prof. mandou-me tirar a mão esquerda do bolso, enquanto escrevia no quadro, " é má educação, não sabe ? " . Por acaso sabia, mas esqueci-me.

Depois de modo geral, a boa educação era não incomodar os outros. Não fazer barulho, ter a música alta, demorar a ser atendida nas lojas. Enfim, não chatear os adultos. E hoje é dia da criança, e elas crescem e não sabem ser bem educadas. Porque não têm uma avó que lhes disse como se comportarem. 
Bem, ainda não sou avó, mas já eduquei os meus filhos. Mas acho que eles já nasceram assim.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas