A Virgem em Fátima

Se formos pesquisar, a Virgem Maria aparece muito na Europa. Sem falar em Fátima e em Lourdes, há imenso lugares onde dizem que foi vista. Terá isto a ver com os cultos antigos, Celtas e outros, nas Deusas, ou Deusa, na natureza, etc ? Por certo que sim.

Eu diria que em Portugal, se reza mais à virgem do que a Deus. Porque as mulheres é que rezam mais e têm mais fé na mãe de Cristo, sentem mais empatia por ela. No fundo, ela também teve um filho rebelde, que andava por aqui e ali a pregar e a fazer milagres, e deve ter que ouvir falar muito dele e defendê-lo. E até o viu morrer.

A história de Fátima e dos Pastorinhos foi-me contada pela avó materna, ela foi contemporânea dos acontecimentos e até queria ir ver lá , com os outros. O pai dela não deixou, a Igreja não aprovava.
Aliás a minha avó contou-me que prenderam as crianças e as ameaçaram com queimar-lhes as mãos etc, se não desdissessem que a Lúcia ouvia a Virgem e lhes dizia o que ela lhe contava e eles os dois só a viam (uma luz com uma linda senhora ). Depois pensei que aquilo eram invenções, mas vi num documentário isso mesmo, que a GNR interrogou as crianças separadamente e as ameaçou com água a ferver.... Que simpáticos.

A verdade é que só Lúcia ouvia e percebia a Senhora, e transmitia o que ela dizia. Eram coisas que se podem considerar um tanto para lá do intelecto de uma menina pobre, pastora de uma aldeia. Mas não se pode também ignorar que poucos anos anos se falara de que a senhora aparecera em Lourdes ( França ), com um discurso de paz, semelhante. Os segredos em si, parece falarem de uma grande guerra, do fim de um império comunista, e mais um que a Igreja não permitiu que se divulgasse.

Estes dois casos seriam então a II Guerra e a queda da união soviética ( o grande inimigo dos católicos e países democráticos ). Depois de ver a senhora, Lúcia foi levada pela Igreja e viveu fechada, pouco mais falando. Os outros dois, morreram pouco depois, de doença.

Agora , todos os anos, há milhares de peregrinos que visitam Fátima, onde se construiu um Santuário.
A 13 de maio , na Cova da Iria, apareceu senhora, a virgem Maria....
Conheço pessoas, que não sendo católicas , já lá foram a pé, cumprir promessas. Em momentos de grande aflição, pediram algo, que lhes foi concedido e anos mais tarde, foram de ténis e mochila até lá. Ainda são bastantes quilómetros, de Lisboa. Este ano morreram cinco ou mais pessoas atropeladas de uma só vez, enquanto caminhavam de noite na borda da estrada.

A minha mãe foi lá algumas vezes , enquanto jovem. Na noite de 12 há a procissão das velas de noite.
Uma pessoa que vinha atrás dela, pegou-lhe fogo ao cabelo, ficou um pouco chamuscado. Agora as velas têm uma proteção. As pessoas cantam hinos, rezam, falam de milagres, curas.

Eu já lá fui, mas não era uma data importante, por isso estava lá pouca gente. Não vi a Virgem.
Nem a estátua, acho que está fechada e só sai a 13 de maio. Ou não, eu é que não entrei na igreja.
Mas eu não gosto de multidões, tenho uma fobia qualquer. E prefiro não entrar em discussões sobre fé. Nos EUA passam a vida a ver Ovnis , no Midwest. Aqui, aparece a Virgem.

P.s O terceiro segredo de Fátima , foi revelado por João Paulo II , quando veio cá. Parece que era que um Papa iria ser assassinado, enquanto passava numa multidão. Realmente, convinha manter tal coisa em segredo. Mas como ele ( o Papa ) já sofrera um atentado e sobrevivera, achou que era tempo de revelar o terceiro segredo. O actual Papa Francisco, não acredita muito nisso, já se referiu várias vezes que receia pela vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas