Ensaio sobre a depressão

Uns acreditam que existe , outros não. É tão simples como isto. Quem não acredita, nunca teve. Pode ter sofrido um desgosto, ter estado triste, nostálgico, mas se sai e fala com pessoas e passeia, sente-se melhor. Penso que isto deve ser a depressão temporária ou ligeira, devida a uma causa objectiva. Esta depressão no entanto , pode passar a permanente, se a pessoas for abandonada a si própria e isolada.
A depressão a sério, ataca de mansinho e instala-se e causa um desespero e uma inércia, que leva a pessoa ao isolamento. Se tem de sair e trabalhar . irrita-se e incomoda-se por pequenos contratempos. se for mulher, provavelmente terá ataques de choro à frente de colegas e desconhecidos. Se for homem, vai-se embora.
Há os depressivos que negam que estão mal,  e os depressivos queixosos . Os queixosos são os piores de aturar, lamentam-se, falam sobre a angústia que sentem, e se alguém os tenta consolar, não vendo causa para tanto aborrecimento reagem agressivamente. Os que negam que estão depressivos, saem com os colegas mas a certa altura dão uma desculpa e voltam para casa. Para ver TV ou dormir.

OK, depois volto ao assunto. Vou ter de sair. depressivos ligeiros com filhos têm deveres a cumprir...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas