farmville e crochet
As pessoas que passam tempo em casa, sem virem de empregos, têm de arranjar hobbies. Os desempregados, as donas de casa, os reformados, os doentes....
As donas de casa de antigamente, faziam mil coisas artesanais. Compotas, marmelada, biscoitos, bolos, comida para a semana inteira. Roupas para os filhos, camisolas de tricot, mantas de retalhos para as camas e inúmeros panos de crochet. Todas as casas tinham paninhos de crochet a protegerem os braços do sofá, a zona da cabeça. Toda a mesa estava protegida por uma camilha (espécie de saia comprida ) e um pano redondo. De crochet. As camas tinham uma pesada colcha de crochet, uns quadrados que se coziam uns aos outros. De linha branca. Ou para as mais modernas, de lã, às cores.
Eu também fiz crochet, e tricot, mas no tricot enganava-me mais e era preciso contar malhas para fazer as mangas, os decotes. O crochet dá-nos aquele vazio cerebral que resulta de uma tarefa mecânica e que nos conduz os pensamentos ao céu e ao inferno. Produzem-se panos que, diga-se de passagem, não servem para nada, para cobrir superfícies de móveis e protegê-los do pó.
Hoje em dia não se usam panos e paninhos mas temos o computador. Os jogos de computador. Os jogos que as mulheres preferem, não são de guerra, atropelamentos e roubos. São mais mecânicos, encaixar peças (tetris), destruir cubos da mesma cor, bolas (bubble witch) , vegetais ( farm heroes ), doces (candy crush ) e o mais antigo, o Farmville. No farmville criam-se mundos habitados por uma só pessoa (nós ), com casinhas e animais e talhões de plantas. Noto que cada vez mais essas quintas se tornam um enorme campo, com os animais arrumados aos lados e as arvores. Porque a actividade que realmente conta e dá dinheiro e XP (pontos) são os campos, enormes, plantados por tratores multifunções que aram, plantam, semeiam e colhem, 4X4 talhões de cada vez. É um jogo que não tem fim, nem finalidade. Perdem-se horas a colher e plantar, fila após fila. E tal como no crochet, tudo se torna mecânico e os pensamentos entram num vazio, ou seguem caminhos, tomam decisões.
Em vez de se compararem sacas de guardanapo comparam-se níveis. É um passatempo...
Comentários