O Utente da Saúde

Os cuidados primários de saúde funcionam mal.
Que é que isto quer dizer ? É que se tivermos uma gripe, uma palha num olho ou uma apendicite, e formos ao centro de saúde , mandam-nos para as Urgências do Hospital da nossa área.

No outro dia estava à espera de ser atendida para uma consulta no centro de saúde e vem um senhor de idade , a queixar-se que lhe tinha entrado um cisco no olho, se uma doutora o podia ver. Tinha acontecido na rua, ali perto, por isso naturalmente, foi ao centro de saúde, assisti ao processo. A funcionária disse que ia perguntar à doutora. Depois veio de perguntar e disse que ela não podia, não tinha o aparelho e que o melhor era ir ao hospital. Ao Curry Cabral. De táxi. Mas que aparelho, pensei eu, uma lanterna, para ver o que era ? Depois pouco antes de mim, foi chamada uma velhota nervosa , para o médico X. Ela entra e aquilo é um corredor de portas com números, ainda não colocaram os nomes. Eu sou chamada a seguir e ainda a ouço chamar " Dr. X, onde está ? " e a resposta, " Na porta que está aberta, onde havia de ser ? " . Eu procuro outra porta aberta e encontro a minha médica.

Quando estive com gripe, eu nem sabia que era gripe, tinha sido vacinada contra a gripe e fiquei constipada. Nem me passou ir ao centro de saúde. Para ser recebida sem consulta tinha de lá estar às 8 h da manhã e marcar consulta extraordinária com a minha médica, mas penso que só aceitam seis pessoas a mais. Por isso o que fiz foi ir à farmácia e ser atendida pelo que está lá há mais tempo (estão sempre a receber estagiários ) e queixei-me de dificuldades respiratórias devido a uma constipação. Que tinha asma e agora com o nariz entupido, estava a ter dificuldades a respirar (disseram-me que se deve dizer isto se se for à urgências do hospital, passam-nos à frente ) , e que vomitava e tinha febre. Apareceu-me logo com uns comprimidos para tomar seis por dia, e um rhinomer e um para tomar à noite, e paguei uns trinta euros, mas não tive de ir a uma consulta particular. Fiquei bem numa semana e aquilo aliviou-me os sintomas, de falta de ar (tenho mesmo asma ) e percebi porque tanta gente trata os farmacêuticos como médicos. É assim. Isto a propósito das Urgências dos hospitais andarem entupidas de pessoas com gripes. Não as tratam no médico de família, isso é certo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas