Bullying

Antigamente chamava-se " arreliar ". "Não arrelies o teu irmão ", quando na verdade lhe estavam a chamar gordo estúpido enquanto lhe prendiam a cabeça num torno. Na escola havia sempre um grupo com um líder que se metia com um menino e os outros riam-se. Eu cá fazia parte dos que se riam, não fossem eles virar-se contra mim....
Na escola também havia professores que faziam bullying. Sim, aproveitavam-se da posição de autoridade para humilhar, troçar, bater. Os professores primários parecem ser os piores. Pela minha experiência de  aluna, e de mãe. Assisti a coisas que na altura me passavam despercebidas, mas anos mais tarde, penso que eram sádicas. Talvez fosse porque as professoras eram novas, vinte e poucos anos e não tivessem paciência, mas instituir a " fila dos burros " e sentar lá os que se portavam mal, não faziam os TPC ou simplesmente não acompanhavam o ritmo da classe..... Isto aconteceu à filha de uma amiga minha , que stressava imenso a fazer os deveres, até a mãe perceber que ela tinha medo de ir parar " à fila dos burros ", que ela nem sabia que existia. Mudou-a de escola e fez muito bem. Também me lembro da professora do infantário do meu filho, ele teria uns 3 anos. Essa era velha. Vem ter comigo " hoje o D. chorou um bocadinho, porque eu lhe disse para não olhar para o exercício do colega, estavamos a fazer uma prova ", eu " uma prova ? " , " era pintar uns desenhos das cores certas e identificar formas ", " ah e ele estava a copiar ? " disse eu no gozo, " é para cada um mostrar as suas capacidades ". Jesus..... Não me traumatizou a criança, no outro dia contei-lhe isso e diz que nem se lembra da professora. Mas a mim chateou-me.
É curioso como nos toca mais tudo o que diz respeito à nossa família. As outras pessoas, mesmo amigas, dizem-nos coisas e nós " está bem e depois, vai chatear a tua avó...." Se por acaso são da nossa família, é logo " queres ver o que aquela estúpida me disse ? ". Os nossos irmãos , por exemplo. Dizem ou fazem-nos qualquer coisa e pensamos " lá está ele nas idiotices do costume ". E ofendemo-nos muito porque nos conhecemos desde pequenos. Eu cá é por causa do bullying, sempre fui " arreliada ". Claro que reajo violentamente, como de costume, agora não é aos pontapés, é só a falar. Enfim. Secas. Mas depois se conto a alguém e dizem " olha a cabra ! ", encontro-me a defender, afinal, só eu posso zangar-me.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas