Arroz ou massa

No outro dia, não sei se foi no telejornal, deram uma reportagem interessante. Era sobre crianças de Chernobil que vêm passar férias a Portugal, através de um programa, ou de uma associação ( Verão Azul). Havia uma rapariga que já vem há uns anos, sempre para a mesma família, já fala português, vai entrar lá na universidade e seguir turismo, para vir para cá trabalhar, se puder. Outra família tinha lá duas meninas loiras, muito activas e divertidas, era a primeira vez que vinham. Não eram irmãs, e só se conheceram na viagem. Já falavam algumas palavras de português. A senhora dizia que quando chegaram não falavam nada, e não gostavam que as abraçassem ou beijassem. Como a senhora tinha uma empregada ucraniana a comunicação foi mais fácil, elas não queriam ser desleais para a mãe (mães) . Mas depois lá perceberam que não as queriam adoptar, era só amizade, a mãe era a mãe. Parece que quando foram com elas ao supermercado ficaram malucas, e nesse dia comeram mais de vinte iogurtes. Nunca tinham provado, e então passaram a noite a irem ao frigorífico buscar mais um.... Elas antes de virem tinham perguntado à mãe o que queria de presente, para elas levaram, e a mãe respondera " qualquer coisa, arroz, ou massa. "
Já tinham ido a uma feira e tinha-lhes saído numa rifa uma travessa de metal, era para a mãe. Penso que também levam arroz e massa.
É escusado dizer o que estas reportagens me comovem. É nestas alturas que penso que não conseguia ser jornalista de telejornal, aparecia toda ranhosa, a assoar-me, e a fazer comentários " assim é o mundo..."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas