Infância cinzenta


As minhas fotos de criança são todas a preto e branco, não porque eu seja do sec.XIX, mas sim porque o meu pai acreditava que assim eram de maior qualidade.
Aqui estamos nós, no terraço das traseiras da casa da minha avó materna, eu e os meus primos da altura ( depois nasceram mais ). Como se pode ver, fomos alinhados para a foto, e estamos relativamente bem comportados, mas apenas eu e o meu primo, olhamos o fotógrafo ( o meu pai ? ) . O casalinho de cucos à esquerda, (como a minha mãe comenta a rir, sempre que vê esta foto ) era da mesma idade, três anos, penso eu, a seguir o outro tinha uns cinco, eu e a outra (minha prima)  quatro e a grande, a minha irmã, 10 ? Ou acrescentem um ano a tudo....
Como se vê, os nossos primos apresentam-se de cuecas e camisolas e descalços, mas não havia cá disso para nós, as meninas, não senhora.... Estavam uns trinta graus no mínimo, era verão, temos ali o balde da praia ( espero que não fosse para dar banho ao gato ), mas estavamos impecáveis nas nossas sandalinhas brancas. Mas os vestidinhos não eram necessariamente festivos. Lembro-me que a minha mãe comprava vários metros de tecidos e mandava fazer meia dúzia de vestidos tipo bata, para eu andar à vontade no verão. Ainda me lembro com terror de estar em cima de um banco na costureira, na prova, com um horrível cheiro a tecidos, a ser picada por alfinetes e cortada por uma tesoura, quando a minha mãe dizia " a cava do vestido parece um pouco apertada " .
O meu ar desgostoso e apreensivo nesta foto deve-se no entanto à minha preocupação com o brinquedo dos pinguins, que era meu, e de que o meu primo se apossara.  Ele era uma espécie de vizinho no Toy Story 1... e eu temia pela vida dos pinguins reais, que abanavam para a frente e para trás quando se puxava a carrocinha.
Nunca gostei de emprestar as minhas coisas....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas