Limpezas à portuguesa

Eu tenho um livro,  da Helena Sacadura Cabral, chamado "Livro da Não Cozinheira", já tem uns anos, mas é actual. Ela desmistifica alguns mitos de donas de casa, género "para fazer arroz, deixe ferver o dobro da água para a porção de arroz. Despeje o arroz lavado e seco no tacho quando a água estiver a ferver..." O que ela diz é que hoje em dia não é preciso lavar o arroz, e pode-se perfeitamente juntar o arroz à água morna ou fria da torneira, basta que ele fique depois dez minutos com a água a ferver.
 Isto parece uma coisa sem importância mas não é. O tempo que eu já perdi esperando a água ferver para depois por o arroz (ou o esparguete), dava para fazer muita coisa. E sim , é verdade, o arroz fica na mesma (uma porcaria,,,eh eh eh), fazendo de uma maneira ou de outra.
 Depois com o descascar das batatas também é o mesmo, escusamos de estar com mil cuidados a descascar com a casca fininha, demoramos menos tempo se tirarmos mais batata com a casca e se calhar até é melhor, a casca se calhar está cheia de pesticida...
 Acho que ela também fala de usar os pés com as meias calçadas para apanhar cabelos e cotão do chão, quando ele é de parquet, ou se não diz digo eu. Depois tiram-se os cabelos da meia e deitam-se no caixote do lixo. Aliás isso é melhor do que apanhar com a mão. Uma vez vi um molho de cotão no chão e apanhei. Depois senti o cotão a mexer-se na minha mão e afinal era uma aranha preta...


 Vi numa revista outro dia um estudo sobre as donas de casa europeias do sul e as europeias dos países do norte. As do sul, quando vêm do emprego, dedicam-se a arrumar a casa, fazer o jantar, etc. As do norte consideram mais importante dedicar esse tempo à família e aos filhos, podem ter a casa suja ou desarrumada. Eu ri-me, pensando que minha sogra afinal é uma mulher moderna e à frente do seu tempo. Quando eu ía a sua casa a cozinha estava um nojo, a sala desarrumada e o chão a precisar de ser aspirado. Ela se calhar via a minha cara pois dizia "com os meus netos cá não tenho tempo para nada", e eu encolhia-me toda pensando "eu tenho dois filhos e no entanto mantenho a casa limpa e arrumada". Mas isso foi porque a minha mãe me incutiu a vergonha de ter a casa suja e desarrumada. Isto no tempo em que tinhamos uma empregada a tempo inteiro e uma que vinha para limpezas. Realmente agora, manter a casa limpa e arrumada, implica um investimento de tempo que podia ser dedicado a estar a brincar aos legos com os filhos.
 Mas a maioria das donas de casa portuguesas ainda sofre da sindrome da casa impecável, e se recebemos amigas e elas comentam que os vidros ds janelas limpos dão logo á casa um aspeto diferente (como uma me fez, quando eu tinha as janelas com pó), vamos logo lavar as janelas, em vez de responder " prefiro dedicar esse tempo ao meu marido e filhos".

Comentários

persiana fechada disse…
Olá. quanto a mim, no que toca a arroz, deito o vinagre e o alho e coloco a água no micro ondas, a 900 graus durante 4 minutos e tal. Quando ferve, ligo o fogão e passado um minuto e tal, deito o arroz e a seguir deito lá a água já fervida. Demora 10 minutos e tal até que o arroz fique pronto. O fogão tem 9 níveis e coloco aquilo no nível 1, 1,5 e faço o arroz bem rápido. beijos

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas