Fim do ano

Afinal cheguei mesmo ao fim. este último periodo foi difícil, mas para todos, eles (alunos) pensavam que já eram férias, pois sabem que as notas do terceiro periodo, não podem em princípio, descer. Podemos, mas se tiveram um 4 no 1º, um 3 no 2º e queremos dar um 2 no 3º, temos de escrever um relatório....
Por assim dizer... Claro que os meus passaram todos (à minha) , mas têm exames de Português e Matemática, já estou destacada para vigiar um e fazer uma oral. Alguns alunos ficaram excluídos já nestas reuniões, com mais de três negativas. Os outros basta não terem notas muito baixas nos exames e estão passados. Eu concordo com a passagem administrativa, penso que alunos com 17 e 18 anos não estão a fazer nada em turmas de alunos de 14 e 15, a não ser estragar as aulas do professor. assim se passarem o 9º , podem ir para cursos técnico-profissionais, cabeleireiros, cozinheiros, electricistas, técnicos de turismo, com estágios, etc. Muitos não vão, preferem estar ali nas turmas "normais" a dar coisas que não lhes interessam minimamente, literatura portuguesa (é um pesadelo dar poesia renascentista no 10º...), matemática, inglês....Se bem que inglês acho que eles sabem, não querem é falar, e escrevem muito mal. é difícil estudarem a gramática, os verbos regulares e irregulares por exemplo, não existem em português. São todos irregulares, eh, eh , eh....
Claro que o que mais me aborreceu este ano foi a falta de apoio da delegada e direção, o pessoal administrativo e alguns colegas eram porreiros. os do meu grupo fizeram questão de me deixar à vontade", o que é muito bom para uma pessoa que está a dar a disciplina pela primeira vez (sim, eu dava literatura portuguesa e não inglês, só dei inges o ano passado e este, por haver falta de profs.).
isso acrescido à maltosa dos nonos (os oitavos têm fama de ser maus, mas eu acho os nonos....) e aos poucos recursos disciplinares à mão, deu uma certa salgalhada, fiz o melhor que pude. Mas é difícil quando os alunos nos desafiam e vão para a rua, depois levam uma conversa com a diretora de turma, nos casos piores chama-se os pais, estes ou dizem que lhes dão uma sova ou dizem que o filho não faz nada disso, os profs é que não se sabem impôr. sim abelha. Queria-os ver com 27 miudos numa sala 90 minutos, toda a manhã e às vezes a tarde. Estão eles fartos e os profs aos gritos. Mas na escola onde estive o ano anterior, dava-se as aulas com a porta aberta e a contínua se ouvia algazarra ía buscar um da direção, este levava dois ou três de castigo, e assim era mais fácil, bastava eu dizer " vou chamar o professor X" e aquilo acalmava. Este ano, ninguem tirava os da direcção do seu pavilhão, e nós entregues a nós mesmos.
Claro que agora, tenho de fazer um relatório de auto avaliação e vou dizer que foi tudo muito bem e cumpri os objectivos. Até porque a direcção é que nos dá a nota.
Mas a cada ano se aprende, sobretudo nós, e pensamos fazer melhor no ano seguinte. Afinal, os alunos até nos convidam para jantares e dizem que "no fundo, no fundo, até gostei deste ano! vou ter saudades!". Obrigada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas