Artigo 102


Ainda bem que é Carnaval, que eu andava pelos cabelos.... E ainda me cai em cima o artigo 102. O antigo artigo 4º dos profs. Ser prof. é o que é, paciência , muita paciência, colegas que falam aos gritos na sala dos profs. a perguntar "como estão hoje os eletricistas", "vou agora dar-lhes duas horas...", com ar de desespero. Mas estes são os cursos profissionais do secundário, eu é só até ao nono. Ou melhor, eu tenho tooodas as turmas do nono. OK são só 5, mas chegam. Ora até ao 9º, chama-se terceiro ciclo, era ensino obrigatório. Agora é até ao 12º penso, mas quem quer alguma coisa mais prática vai para os cursos profissionais, geralmente são só rapazes...
Os pavilhões em que dou aulas têm também as crianças do 2º ciclo, os que enchem balões de
água nas casas de banhos, que andam com bolas e skates. sempre às lutas e aos gritos. O ano passado dei a esses. É uma êxperiência surreal, como me disse um colega, que agora só dá secundários. Mas os nonos têm o que se lhe diga. Andam com as hormonas aos saltos e tanto são uns doces como uns diabos. Aqui há tempos levei uns para a biblioteca, ver na net o assunto que estávamos a dar. Tudo muito sossegado e satisfeito, e a bibliotecária a impedi-los de ir ao Facebook e vem a outra, "estão ali dois aos beijos!", lá vou eu e num canto, uma sonsa ao colo de um jeitoso mal comportado mas giro. Bem, lá voltamos recambiados para a sala... Não participei nada , mas pronto, não lhes chega o intervalo?
Noutra aula estou a tentar corrigir exercícios, supostamente feitos em casa, e um grupo risota, só miúdas. " Não têm livros?" , " Temos" , "então tirem os livros e corrijam os exercícios", "estão em casa!ahahah". Ah ah ah, escrevo logo três faltas de material na caderneta.
etc...
E isto por causa do artigo 102. É que antes podiamos faltar duas vezes ao mês invocando razões pessoais e descontavam dois dias nas férias. Agora isso acabou, só um por mês e cinco por ano. E se faltarmos atestado médico mas do médico do centro, não é um qualquer como antes. Ou seja, aquelas pequenas coisas que permitiam que os profs não enlouquecessem de vez, ficando em casa quando o stress os começava a deitar abaixo, acabou-se. E os médicos do centro receitam cada vez mais ansiolíticos e anti depressivos, disse a minha médica. Que me deu um para ao deitar e outro para o levantar. E com sorte, não dou com o livro de ponto na cabeça de alguém.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas