República


Faz hoje cem anos a instauração da república em Portugal. No dia anterior os republicanos José Relvas e outros barricaram-se na Rotunda do Marquês em armas contra as forças monárquicas, que se juntavam no Rossio. 37 mortos e 300 feridos depois, deu-se a rendição, e por esta hora José Relvas anunciou ao povo entusiasta o novo regime. Já havia imagens, a preto e branco, lá estão eles de bigode e barbas e chapéus a acenar, no Primeiro Jornal da TV. O assassinato do rei D. Carlos e seu filho enquanto passeavam na Pr. do Comércio numa carruagem aberta, por dois atiradores, um à queima roupa, fez com que D. Manuel se exilasse em Londres, onde a rua tem hoje o seu nome. O filho de D.Carlos ainda tirou a pistola para se defender, mas sem êxito. A rainha foi em estado de choque para o Palácio. Tão sangrentos.
Não tanto como a revolução francesa, em 1789. Cá fomos o primeiro país da europa a abolir a pena de morte. E hoje a pena máxima são 25 anos, com hipóteses de sairem antes.
Mas os dois assasssinos do rei ficaram também mortos no chão da Praça.
Está um belo dia de sol e 1000 pessoas já foram fazer por Lisboa a Corrida pela República, "imbuídos de espírito republicano". O primeiro ganha 700 euros e os outros até ao 20º 20 euros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas