Entrevistas nas Escolas TEIP


Eu não digo? Concorri no outro dia a escolas "Teip"(Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e já me ligaram de uma. Entrevista 2ª feira. Parece que para estas escolas fazem entrevistas. Aliás acho que deviam fazer para todas, o empregador tem o direito de ver a personalidade das pessoas que contrata, ainda para mais numa área como o ensino. Mas as escolas de intervenção prioritária estão assim classificadas dada a "grande diversidade étnica e cultural, elevada taxa de abandono escolar e retenções" e situam-se na periferia da cidade. Para quem não é de cá, e julga que os subúrbios são zonas finas para morar, digo-vos que há subúrbios e subúrbios. A Linha de Cascais, junto ao mar, sempre têve boa fama, mas as zonas interiores, digamos linha de Sintra, têm outra fama. Claro que se diz que se mora " em Sintra " e toda a gente pensa, ah, que bem! Por falar nisso a escola a que vou é para esses lados, IC19, e nem digo onde é, não quero discriminar.
Aliás eu cresci em Lisboa num bairro que tem má fama, Olivais. Só que tem prédios em que se paga renda e outros de alojamento social. Era (e é ainda) um costume da urbanização, não criar guetos... O que era muito bom, assim os meninos queques podiam conviver no mesmo café com meninos que largavam a escola no 1º ciclo e a quem compravam sem dificuldade "produto". Ou vice versa. Não digo que os mais ricos sejam mais educados, aliás, na escola dos meus, os que têm saído para colégios são os que se portam mal e ficam retidos. Mas antigamente era tudo muito extremado, quem tinha carro e quem não tinha. Por isso apesar de haver uma escola pública perto de casa, os meus pais puseram-me num colégio, todo o dia ( eu até gostava ). Claro que depois mudei para o liceu normal. Mas a que vem este discurso aparentemente tão reacionário? É que continuam a haver "escolas públicas " e "escolas públicas" e se me chamaram para "substituição temporária de docente em baixa por doença", logo no início do ano... e se me querem entrevistar, e querem alguém com "experiência em escolas TEIP"... Eu pus lá que não tinha , que só tinha dado aulas em horário nocturno. Mas isso parece chegar, para a entrevista. Engraçado, as escolas Teip têm professores por entrevista, as outras, os nosso filhos apanham com quem calha, há lá uma que já disse que tem um bebé pequeno ( tem três anos!) e que não vai passar trabalhos de casa pois não tem tempo para os corrigir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas