Ning Nong e Jamba

Ning Nong, elefante fêmea
Tsunami em 2004. Antes da primeira onda gigante chegar, os elefantes da Tailandia fugiram de Pukhet. Um elefante bebé, que estava na praia com a tratadora e passeava uma menina, fugiu com ela às costas, para longe da praia. Ning Nong, agora embaixadora dos elefantes.
Jamba foi o gorila macho que salvou o menino que caiu no fosso dos gorilas, de uma altura de 4 m.
Aproximou-se, cheirou-o, e impediu que o bando lhe tocasse. Depois levou o grupo para dentro das instalações, permitindo que salvassem a criança. Estava a ver num doc da BBC Vida Selvagem.
Animais e pessoas têm um instinto para proteger as crianças. Identificam-nas como crias a proteger. Não sei no entanto se um leão faria o mesmo. Talvez uma leoa...
Mas os velhos geralmente são abandonados para morrer.

Ontem fomos com a minha irmã e tia ver a minha mãe. Estava bem disposta e quis passear cá fora.
Em Agosto vou com a minha tia para Albufeira, dissemos-lhe se queria ir. Há dois anos foi, mas deu mais trabalho que sei lá o quê, ela, os miúdos, os gatos... Uma vez abriu a porta do meu carro e caiu a descer... Outra aqueceu água no micro ondas e ficou a ferver, entornou-a na perna. Várias idas ao centro de saúde... E eu sempre à beira de um ataque de nervos. Ela não é fácil, não quer vestir-se ou ir almoçar. No outro dia deu uma palmada numa auxiliar que a estava a empurrar e a mulher deu-lhe outra, com as costas da mão, na mão dela. O azar foi que a auxiliar tinha um anel e a minha mãe ficou com uma ganda negra. Para além de outra senhora ter visto...
Ela levou um ralhete e a minha irmã foi apurar o caso com a enfermeira chefe, que disse que o chefe tinha sabido do caso e tinha a mulher debaixo de olho. Pois, pois, imagino.

Comentários

nuno medon disse…
olá! No início é assim. Entendo que a tua mãe, deva ter alzheimer. A minha Avó, quando ainda andava pelos seus próprios pés, vinha aqui para casa passar uns dias. E de vez em quando ela pensava que estava numa pensão e dizia á minha Mãe, á própria filha " minha senhora, agradeco-lhe o que está a fazer por mim, mas eu tenho que ligar para casa, para o meu Pai, para falar com ele ( o Pai da minha avó já estava morto há muito tempo ). Lá pegava no telefone, embora não ligasse para ninguém e falava como se estivesse a falar com alguém. Uma vez abriu o portão e fugiu-nos, mas demos conta a tempo.... As pessoas com alzheimer precisam é de muito carinho. Mas no início da doença é sempre assim! A minha avó durou muitos anos. Se não fosse o carinho de casa, o carinho das empregadas que tivemos, ela tinha morrido mais cedo. O ideal para a tua mãe, seria ficar em tua casa ou da tua irmã e em vez de pagarem ao lar, pagavam a uma empregada. Mas não vos dá jeito e tu como tens filhos pequenos, ainda pior. E pelo que ouço dizer, hoje não há muita gente que queira cuidar de idosos. Eu adorava os meus avós idosos. A tua descrição de algumas das asneiras que a tua mãe fez, faz-me lembrar da minha avó. Não fazia muitas asneiras, mas fazia-nos rir. Uma vez fui apanhado pela minha mãe a dar a volta na bicicleta, em frente á Gnr do Marco. A minha mãe pôs-me de Castigo, a minha avó em casa, ouviu e disse: " meu menino, não fique triste. traga a bicicleta cá para cima e dê a volta ao corredor, á sala, á cozinha...faça de conta que a casa é sua "... Quanto ao tema dos animais terem salvo a criança é interessante. É triste ler isso e ver que existem muitos adultos que fazem mal ás crianças. beijos e tem lá paciência com a tua mãe. As pequenas asneiras que faz, é próprio da doença. beijos
Marias disse…
Não por acaso só tem 83 anos e é bipolar. Dizem que tem alguma senilidade apenas.

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas