Manual de Instruções

Luís M. Aires - Disciplina na sala de aulas- Um Guia de boas práticas-para professores do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. 1ª ed. 2009, Lisboa Ed. Sílabo. http://www.silabo.pt/

Para começar, eu estava a dar 2º ciclo (5º e 6º anos. antigos ciclo preparatório 1 e 2). Mas como os alunos íam até aos 14, 15, talvez se aplique. Estive a ler ontem e confesso que dormi mal.

O professor Aires começa por citar um antigo professor dele "se sorrirem na primeira aula, perderão o comboio". Depois diz que ao longo de vinte anos uma das suas principais preocupações era que os alunos se portassem "bem" (aspas do próprio). Mais à frente cita a professora Estrela (2002) "mesmo que as causas profundas de indisciplina possam ser de carácter biopsicológico e/ou social, as causa próximas que os fazem desencadear encontram-se em factores existentes nas situações pedagógicas" *. Boa, a culpa é do professor.

A Parte 1 do livro tem mensagens esclarecedoras : " Acções Preventivas - Durante a primeira semana de aulas, mantenha uma atitude e postura circunspectas. Apresente-se como um modelo de não agressão; seja sempre cortês com os alunos. Clarifique devidamente, no início do ano lectivo, as regras e as expectativas de comportamento. Envolva os alunos no estabelecimento de regras e limites de comportamento. Mostre que está atento!".

Sim, concordo, eu entrei foi no fim do ano, a substituir, já estava tudo "de férias". Aliás eu, como aluna, mesmo já adulta, dá-me por vezes um síndrome de regressão, em que só me dá para a risota. Isto naqueles seminários chatos a que tinha de ir.

Depois " Acções Correctivas: Se tem de actuar disciplinarmente mantenha-se sereno. Desenvolva um repertório diversificado de sanções. Imponha penalizações mas faça as pazes."
etc.
Não posso estar a reproduzir o livro "em todo ou em parte". Depois prossegue com medidas globais e descreve os tipos de liderança. O Autoritário, o Democrático e o Laissez Faire (laissez passer...). O primeiro resulta, mas parece cansativo, aquele passear constante entre eles, olhares furibundos, por um pagam todos. O democrático é mais "baseado nas relações humanas, em que as decisões são partilhadas e a autoridade delegada em diversas pessoas". Pois. O Deixa Andar, é fingir que não se vê, ir dando a aula e pronto. "Curiosamente, em Portugal (...) há quem considere progressista (...) aceitar a indisciplina como algo inevitável" Nuno Crato (p.51).

Hum. Acho que eu depende do humor, da turma, do estado do tempo... Temos mesmo de decidir por um? O Autoritário com mandar para a rua o outro, resultou por algum tempo. O Democrático com os joguinhos, foi um bocado turbulento. O Laissez Faire das últimas aulas revelou-se prudente, pois ignorei um aluno que estava de óculos escuros e na reunião de notas disseram que ele costuma trazer uma faca para a escola. E outro que tinha um sindrome que não o deixava estar quieto no lugar e se tornava agressivo. Podiam-me ter avisado, não? rsrsrs

TESTE:
Está a dar a lição e uma aluna interrompe perguntando: - a stora é do Norte? É que usa essas socas...

Qual é o seu estilo de professor?

1- Menina Vanessa Pinto, (olhar furibundo) acha que isso tem algo a ver com a matéria?
2- Vanessa, (ar pedagógico), não sou e chamam-se "clogs", usam-se.
3- Sou sim, aliás tenho ali a saia rodada no carro e a seguir vou dançar no rancho...

Comentários

Eu tinha a mania de olhar fixamente para algumas professoras. Notava logo a quem podia e a quem não podia fazer isso. Bom, isso também só durava as duas primeiras semanas. Depois ganhavam confiança e perguntavam-me porque os olhava assim. Ui, eu pelava-me até chegar esse dia, só mesmo para responder "Nada Srª Professora, estou apenas atento.". Pronto, e depois corria tudo muito bem até ao final do ano.

Já não se fazem pequenas maldades destas, pois não?

:)
Marias disse…
eh eh às vezes também olhava.
ainda fazem mas eu n ligo.

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas