Back to school

Com quatro ofertas diferentes, optei pela a 15 km de casa e com mais horas e meses. cheguei lá sem me perder, e vi uma aprazível escola de piso térreo, com alegres crianças dos dez aos ,,,,18? a comerem pães. Ah, não era tão má como a minha antiga escola, uma secundária com ar de faroeste e alunos de preto, onde fui pedir a folha com o tempo de serviço.
Na secretaria todos muito simpáticos, o Director queria que começasse já.... amanhã please... a delegada de inglês mostrou-me os livros de ponto e onde eram as salas e que ía pedir à prof. as notas do 2º período, pois ela estava a faltar há um mês e não respondia aos telefonemas, mas fora vista às compras, por isso estaria viva...Que ía começar com um 6º ano com alunos um tanto difíceis, só dois ou três...deu-me os livros e até amanhã.
Hoje lá fui então, às 15 h, para dar 90 mn de aulas aos difíceis, que já estavam com aulas desde manhã. Malditas aulas de duas horas! Quem as inventou devia ser atirado aos cães. 27 miúdos desde 11 anos a 16, uns sentam-se, outros não. Se eu sou a nova prof de inglês. Sim e tirem os cadernos e livros. Não trouxeram. Lá me apresento e falam todos ao mesmo tempo, se fazemos teste, se sou eu que lhe dou as notas ...espertos. Sim, em conjunto com a outra prof. E quero que se apresentem e me respondam em inglês, mas enquanto uns respondem os outros estão na conversa virados para trás, ou a levantarem-se para irem ao lixo, ou a pedirem para beber água. Bato com o livro de ponto na mesa e faço o sermão da praxe, que ninguém se levanta, nem fala, sem levantar a mão e que vão para a rua! Pelo estado do livro de ponto dava para perceber que lhe fazem muito isso. Uns minutos de sossego, e mando-os escrever sobre o que fizeram no fim se semana. Há lá um que nem se digna a pôr uma folha na mesa e diz que faz em casa. Aí mando-o agarrar nas coisas e ir lá para fora...Ele vai e antes de sair diz que me risca o carro. Mais algum tempo de paz e eu ando entre as mesas a ver o que escrevem, mas estão com um ar saturado. Aí digo que se podem ir embora e acabam em casa. E falta meia hora de aula... Olha, despeçam-me!
Fui ter com a directora de turma que por caso era a de inglês que eu estou a substituir (começo a ver porque se foi embora por doença) e agora era uma de ciências "ah, foi o Jorge, e o Marlon, e o Diogo, e o,,,," . São um bocado difíceis , já houve uma reunião com os pais ,mas agora no fim do ano...Mas as outras são melhores. E são só duas semanas.
O que me chateia é que são dois ou três a criar manobras de diversão, e os outros aproveitam para se empurrar, conversar, e meia dúzia está com ar resignado a escrever...Isto é uma espécie de praxe deles, penso eu. Só os fortes resistem ao primeiro dia, à primeira semana. Conheço várias pessoas que nunca voltaram após o primeiro dia. Mas a adrenalina até me fez bem. Na próxima já volto com outras estratégias (mudá-los de lugar, espetar-lhes com fotocópias de exercícios e dizer que contam para nota, deixar a porta da sala aberta...sempre faz corrente de ar.

Comentários

kuka disse…
Está complicado amiga.
Actualmente existe muita indisciplina. Não só na escola, até na assembleia da República.Lol!
Mas é preciso cuidado no modo como se trata com esses pequenos-grandes delinquentes.
Desejo do fundo do meu coração, toda a sorte do mundo.
Marias disse…
Obrigada. Na verdade não pensei que fosse tão difícil. Porque misturarem crianças de 11 com 15, não me parece boa ideia.

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas