The Catcher in the Rye

Uma agulha no palheiro

Então continuando, porque assim é uma espécie de psicoterapia e tudo...
Hoje esteve imenso calor e eu ando cheia de dores de cabeça. Deixei-me de coisas e fui a uma médica oftalmologista particular, se estou à espera do Estado, são mais seis meses e assim são 60 euros... Claro que estou com mais falta de vista ao perto do lado direito e ao longe do lado esquerdo. Perguntou se queria dois óculos ou só uns, eu disse dois, pois já tenho só uns e não me habituo a ver, escorregam-me do nariz, etc, nem vejo ao perto nem ao longe. Amanhã vou lá ao sítio onde fiz estes a ver se me mudam as lentes ou assim. Mas não vou ter de andar sempre de óculos, acho eu. Mas até acho sexy. A sério, fico com um ar mais adulto.

Ficar adulto é o tema do The Catcher in the Rye, o livro do Salinger. Li no 12º ano, era obrigatório, e gostei bastante, li em dois dias ou duas noites. É dos anos cinquenta e escrito na voz de um adolescente a terminar o secundário, que não sabe o que quer fazer da vida, acha tudo "bullshit", toda a gente no colégio uns "sunuvabitch", e nas férias em vez de ir para casa decide vaguear em Nova Iorque. Para ele as únicas pessoas inocentes são as crianças, a irmã de dez anos, a quem diz que o que gostaria de ser era um "catcher in the rye", aquela pessoa que está num campo a vigiar as crianças que brincam no centeio, e a impedi-las de cair na falésia.
A idade adulta. (penso eu). A certa altura vai ter a casa de um professor que admira do colégio, mas quando pensa lá dormir, há um momento em que se apercebe, ou pensa, que o professor o vai molestar. Aí foge e quebram-se a ténue confiança que tinha nos "adultos". Mas no final do livro entrega o seu boné vermelho à irmã, e vai para aquele sítio onde está agora. No início da história. O que simbolizava o boné, perguntava a prof. de inglês na composição do final do teste.

Não sei. Acho que ainda ando com ele.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas