Urgências


Oh senhor condutor, ponha o pé no acelerador! Se chocar, não faz mal, vamos todos para o hospital....O hospital de S. José cheira sempre a chulé...o hospital de sta .Maria é uma grande porcaria...o hospital dos Olivais não agrada aos nossos pais...etc.... esta cantilena atordoa os condutores de autocarro desde os meus tempos de escola...

Ontem fui conhecer as Urgências do Sta. Maria. A minha mãe já nos levou a conhecer o Curry Cabral (na minha opinião o melhor), a Luz (mas esse é a pagar, não conta), o S.José, onde me oriento já bem, pois esteve lá duas semanas, e finalmente este, Sta. Maria, o terrível hospital-escola, arquitectura dos anos (40, 50?) imponente....

Mais uma vez caiu, na casa de saúde, de rabo, mas eles são muito inteligentes e chamam os bombeiros e vão com ela para o hospital. Esta das ambulâncias é para garantir que se passa para código laranja na triagem, quem vai pelo seu pé pode levar a senha verde e habilita-se a 4 h de espera...a não ser que chegue a sangrar e desmaie à porta. Depois levaram-na a fazer uma TAC e um raio X e eu e a minha irmã fomos lá ter. Onde me deram o título de Acompanhante, autocolante na lapela, e a minha irmã levou a do lar de volta. Aí fico, como da outra vez, nas trincheiras, na sala atulhada de macas , pessoas de cara esmurrada, etc, que já fizeram os exames mas estão à espera de ser vistos pelos médicos. É espantoso como um hospital tão grande tem salas tão pequenas...Como a minha mãe estava de cadeira de rodas consegui uma cadeira, e lá começaram as conversas entre Acompanhantes, eu tinha levado um livro, mas não vale a pena. "Aquela levou uns murros...é o vinho!" "mas isso não é desculpa!" e eu aceno e tal. Depois há os típicos ciganos. Está um nas urgências, mas lá fora estão dezenas a fumar, vestidos de preto, de chapéu. Olha, ao menos são solidários, a ver se o meu cunhado ou sobrinhos ali estavam, estava era tudo a ver o Sporting...

Depois ouço o nome da minha mãe, nhonhonho O.2. Han? Qué isso? As do balcão nem me olham e dizem "gabinete de observações 2" e eu faço gincana e procuro tal coisa pelos corredores labirínticos, bato no gabinete e a médica diz que não a chamou. Aí passa um médico giro, e eu aproveito para o inquirir, e ele gentilmente leva-me à Ortopedia 2... Sinto-me num episódio do Serviço de Urgência, mais no "Scrubs" (Médicos e Estagiários) pois ele tinha calças e blusa verdes,,,eh eh eh, devia ser interno ou aluno quase médico. O que viu a minha mãe também era novo e giro (aí ganham aos pontos ao S José, é só velhos e mulheres) e viu o raio X (no computador?) disse que não era nada, ela andava, mas que tinha de ir para o gabinete 7 para o médico ver a TAC e dar alta. Ok.
Mais uma volta ao carrossel, claro que o gabinete 7 não era ao lado do seis, era noutra sala cheia de gente à espera de ter alta. E as TACS estavam atrasadas....Mais uma vez a levei ao WC, estava a dar o jogo na TV, mas havia uns exaltados a dizer que estavam ali há horas. Calaceiros, os médicos das Tacs, custa alguma coisa ver aquilo e dar alta, já devem ter prática... Ainda dei água e bolachas à mãe que estava lá desde as seis, eu também não jantara, saímos de lá quase à meia noite. A minha irmã foi-nos buscar. Curiosamente estavamos as duas bem dispostas. Aliás sem serem os realmente doentes, está tudo muito alegre e cheio de graçolas "aqui estão as Tacs, ainda vêm quentinhas!" pois, o médico (espanhol) é que foi jantar...

Comentários

marina disse…
kkkkkkkkkk, hospital é isso mesmo... Aqui no Brasil não é muito diferente...Adorei seu blog, Gabs, descobri por acaso,espiando o "próximo blog", mas voltarei sempre. Prazer em conhecer e até mais, Marina.
Marias disse…
Oi , Marina, obrigada! Realmente isto deve ser assim em todo o lado...vai tudo para a Urgências dos grandes hospitais, com doenças graves ou gripes, e depois é a confusão total.
Mas como a minha mãe já tem 80 anos, podia ter partido a anca, e ser grave. Sei lá...
Os médicos é que deviam ir a casa, não é?
Viviane disse…
Faltam equipamentos aos centros de saúde primários. Um equipamento de RX e um laboratório de análises podiam fazer milagres a uma urgência hospitalar!
Marias disse…
É verdade. Mas agora pedem logo as TACS, e esse equipamento é muito caro, e precisa de médicos especializados para as fazerem e analisarem...

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas