Moda e anorexia




Neste ciclo 11 da ANTM, as finalistas são todas muito magrinhas e novas, claro dos 17 aos 21.
Isto fez-me lembrar há uns dez anos atrás, uma miúda de 13/14 anos que eu conhecia, que foi fazer parte da assistência de um programa de TV de jovens, sobre moda. Estava lá o Augustus, e quando ela se levantou para fazer uma pergunta,disseram-lhe " Queres ser manequim? " e ela "Não. Acho que é uma profissão fútil e sem futuro". Aí o Augustus respondeu " Com esse corpo também nunca poderias ser manequim...". E ela " Eu vou ser advogada." e sentou-se. O que é certo é que passou uns poucos de dias sem comer, e os pais preocupados, mas passou-lhe. Depois deu o salto do crescimento, ficou com 185 cm, loira de olhos verdes e muitos lhe perguntam se é modelo. Não, é advogada.

O mundo da moda é muito cruel e competitivo, é-se julgado pela aparência e a inteligência que pode existir, é camuflada. Claro que a carreira de modelo dura poucos anos, mas pode-se mudar para áreas relacionadas com a moda, TV, etc, se existir a tal inteligência, ou querer. Mas as adolescentes são muito impressionáveis e qualquer comentário ao seu aspecto pode levar a comportamentos anormais, anorexia, depressão ou morte. É preciso lembrar-lhes que as modelos são as excepção, as pessoas normais pesam mais ou menos o que medem.

Comentários

Viviane disse…
Confesso que considero cruel um termo forte. Qualquer profissão requer determinadas qualidades. Por exemplo, ser-se médico. Se calhar as modelos não conseguiam. Isso é ser cruel? Acho que não..Eu, jamais poderia ser sei lá...uma pintora. Cada vez que agarrava num pincel só saiam obras que pareciam feitas por crianças de 2 anos e meio. Se me zanguei quando me disseram que parecia um cego sem mãos a pintar? Não, acho que não. Também não tenho 1,80m. Não sou o exemplo de elegância perfeita e existem roupas maravilhosas que não se venderiam no meu corpo, com certeza? Se fico chateada? Não. Temos de encarar a moda como o mundo de pessoas que têm uma determinada qualidade. Nós temos outras. Cada um tem a sua...
Viviane disse…
O que não invalida que em algumas meninas, já com predisposição para distúrbios alimentares, estas possam ser exacerbadas por querer ser incutido um determinado ideal de beleza. Aí, confesso que a culpa nem é tanto da moda. Mas mais dos media, dos morangos com acucar e afins!
Marias disse…
sim, eu digo cruel, pois chegam a um casting e dizem "é gorda", "tem mãos feias", sei lá...é preciso estomago...

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas