Guia da Segurança Social

Andava a adiar, mas decidi mesmo ir lá hoje, à do Areeiro. Podia ir à Loja do Cidadão, mas acho que lá a confusão é a multiplicar por dez, pois há imensos serviços. Assim despachei-me só em duas horas! E uma ligeira dôr de cabeça perfurante.

É muito fácil, de carro, procura-se lugar (uns dez minutos). O Edifício descobre-se logo, pela multidão que deambula à porta. Eu devia ter tomado café e comprado uma revista antes de entrar, nos quiosques, mas enfim.

1º Dirigimo-nos às senhas, nas Informações. Há uma fila. Está lá uma funcionária a fazer triagem, e todos explicam pormenorizadamente ao que vão, em diversas línguas, semelhantes ao português. Alguns vão despachados para outras repartições, outros ficam com a senha A, D, etc.
A que está atrás de mim espirra-me em cima e pergunta se é preciso estar na bicha para tirar a senha. É, a não ser que se esteja grávida e/ou com crianças ao colo, e há imensas, a pedir abonos.

2º Meia hora depois, preocupada por não ter sido vacinada contra a gripe, recebo a senha D e vou buscar formulários, ao fundo à esquerda.

3º Tenho 20 números à minha frente e um formulário de 4 páginas a preencher. Conseguirei?

4º Já sentada e tendo escrito todos os meus números de beneficiária. BI. Finanças e filiados, tenho dez números à frente. A sala está cheia, pois há outras senhas. Umas pessoas lêem Dan Brown e Stieg Larson. Outros andam por ali aos gritos. Um miúdo puxa a corda do telefone de parede e cai-lhe em cima o auscultador. Leva uma palmada. Está lá a família toda, parece uma cena do filme "Feios, porcos e maus" do...logo me lembro.

5º A cabeça doi-me e apetece-me ir lá fora tomar café mas vejo que os números avançam, com rapidez, muitas pessoas desistiram.

6º Chega a minha vez e o senhor funcionário inquire atenciosamente o que desejo, estico-lhe os papeis, e saco dos cartões. Pergunta se sou a advogada. Não, sou a própria. (não é preciso insultar). Tira fotocópias dos docs. todos, está tudo bem, posso ir. A sério? Ena...

E é para ali que o dinheiro dos impostos vai, para aqueles abonos todos, rendimentos mínimos, etc. Por isso toca a trabalhar. Por isso o meu "reactivar de actividade como profissional independente". Para passar os recibos verdes. E pagar os impostos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas