Henry de Monfreid


Les secrets de la mer rouge, 1932, primeira obra de Henry de Monfreid, seguida de muitas, todas baseadas na sua vida de aventureiro, pescador de pérolas, traficante de armas, etc...no Mar Vermelho, entre a costa oriental da África colonial e a Arábia.
A série de TV baseada nesse livro vi-a na RTP1 a preto e branco, com um actor conhecido (penso que era italiano), de olhos claros, como claros eram os mares....
Henry era francês e aos 32 anos decide partir para Djibouti, arranja um barco e vai pescar pérolas no Mar Vermelho.
Fantástico, nem sonhava que era uma história verdadeira. Víamos os episódios , eu e os meus primos, nas tardes escaldantes do norte, nas férias na casa dos avós, e suspirávamos pelos mergulhos na água fresca daqueles mares.
Quando o pesquisei no google fui dar à Wikipédia, "Os Charutos do Faraó" do Tintin. Aparentemente é nele que se baseia o traficante de armas do livro de Hergé.
"A minha independência é total, sempre sobrevivi sozinho... não devo nada aos meus contemporâneos, mas também nunca nada lhes pedi."
Henry de Monfreid, Le Monde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas