Diamantes de Sangue


Ía escrever chouriços de sangue, morcelas. Eu gosto, no cozido à portuguesa, com alheiras e couves e batatas...Mas já estou a divagar, deve ser a fome, não almocei. Finalmente sozinha, dormi até me apetecer.

Ontem vi na TV o Diamantes de Sangue, com o Leonardo de Caprio, que estava muito adulto e credível e conseguiu pôr-me a chorar. Fazia papel de um branco nascido no Zimbabwe. a mãe dele foi morta e a cabeça posta numa estaca, o pai não sei (mas isto não se viu), depois alistou-se num exército e deu em contrabandista de diamantes, levava-os para a Libéria e de lá íam para Hamburgo.
Logo no início é preso e vai parar à cadeia onde está um negro, Salomon, de que vimos também a história. Vivia numa vila de pescadores com a mulher e duas filhas e um rapazito, são atacados por rebeldes de metralhadora que matam muita gente e levam-no para o rio onde procuram diamantes (os mesmos que vendem ao Leonardo). Salomon encontra um diamante enorme e vai enterrá-lo num sítio. São atacados pela polícia do estado e vão para a cadeia da cidade, onde já está o Caprio . Um dos rebeldes passa por lá numa maca e pôe-se a berrar que o Salomon encontrou um enorme diamante e ele o viu a escondê-o. Isto interessa muito o nosso Caprio que logo que lhe pagam a fiança, paga a do outro, mas ele não está interessado em sócios.
Mas os rebeldes atacam também a cidade onde eles estão e fogem, mas contactam uma jornalista inglesa toda bem e gira Jennifer Connely, que já tentou tirar informações ao Di Caprio para escrever um artigo sobre diamantes de sangue. Ela concorda em levá-los ao campo de refugiados onde está a família de Salomon, em troca de algumas informações de como o negócio se processa. Quando lá chegam há um reencontro emotivo, mas o pequeno tinha sido apanhado pelos rebeldes e era agora uma criança soldado nos receldes. Onde é capitão, bebe uma mistela alcoólica, fuma umas drogas e dança ao som das músicas americanas violentas. E mata .

Vão então os dois buscar o diamante que Solomon escondeu (visto que o outro lhe encontrou a família ele concorda em dar-lhe uma parte). Já estão lá outros a trabalhar, e a vigiar estão os rebeldes, com o rapaz. Claro que contra as palavras sensatas do Leo, o Sol vai de noite procurar o filho que está todo satisfeito a fumar, jogar cartas e quando o pai o chama ele põe-se aos berros "inimigos!" e apanham os dois (o Leo tinha seguido o outro quando viu que se fora). Mas o Leo já tinha telefonado aos amigos do exército inglês que , oh surpresa, também se abotoavam com diamantes inclusive um ministro estava metido ao barulho. De manhã pôem-nos à procura do diamante, ou matam o miúdo, mas os ingleses atacam! Mas eles encontram o diamante ! Mas ao fugirem dos ingleses para irem ter com um amigo do Leo, este leva um tiro! Dá o seu livro de apontamentos e moradas ao Solomon e diz que vão, ele fica ali. Despedida comovente. A seguir telefona à jornalista gira a pedir-lhe que vá bucá-los a Cronacri, e vai dando uns tiros nos soldados que lá vêem. Mais uma despedida comovente. Eles estavam apaixonados. Ele morre..

E é o final. Solomon entrega o diamante ao ministro inglês em troca da família mais uma malita de um milhão. A jornalista fotografa tudo e publica numa revista. Ministro para a rua, leis contra diamantes ilegais etc.
Um filme nada violento. A paisagem parece "África Minha" com montanhas, é tudo muito bonito.
Quando matam só se vêem as pessoas a cair, não de detêem no sangue. Eu gostei, isso é que me fez deitar tarde, comecei a ver (Dvd) e depois interessei-me pela história. Filmes realistas.

Comentários

DVD disse…
"I like to be kissed before I am fucked", diz o Caprio voltando as costas à Jennifer Connely. Bom filme.
Marias disse…
Acho que era no sentido metafórico.
Mas a frase é boa.
Welcome, don´t I Know you?

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas