Os Documentários sobre Animais







Agora estou a ver um doc sobre Hugo, fotógrafo e realizador famoso, marido de Jane Goodhall, que fez aqueles estudos sobre os chimpanzés. Ele fazia os filmes num acampamento do Serengueti, e o primeiro, sobre duas fêmeas mabecos (cães selvagens) foi o seu primeiro filme de sucesso, pois mostrava a vida natural em toda a sua selvajaria. Eu vi esse doc na TV, na companhia do meu pai, e chorei metade do tempo, até ele limpava uma lágrima á sucapa. Eu tinha uns 8 anos, mas ainda me lembro da pequena Solo, que não conseguiu acompanhar a matilha e ficou para trás, para morrer. Antes disso as duas fêmeas tinham ambas tido ninhadas, mas como não havia comida para todos, a fêmea dominante aproveitou a ausência da outra a caçar, para retirar os bébés um a um da toca e matá-los. Enquanto isso , eles íam narrando e filmando. Depois chega a mãe a tempo de salvar a Solo, mas a outra esconde-a na toca com as outras e expulsa a mãe. Que se vai embora a uivar. É então que se vão embora e a pobre Solo tenta acompanhá-las, mas é muito pequena e fica ali, caída.

Acho que o filme acaba assim, eu matei-me a chorar. Na altura também suscitou muitas críticas, de que eles deviam ter intervindo, ou não mostrar aquela selvajaria, pelo público. Mas na verdade, fiquei agora a saber, eles recolheram a Solo e cuidaram dela no acampamento, como cão, até ela estar forte para se juntar a outra matilha, que a acolheu. Quase perderam a licença de filmagem, por o terem feito, mas já na época os cães selvagens eram uma espécie em vias de extinção, e deixaram-nos "intervir".
Fiquei contente. É a vida na selva, mas dramatizada, com argumentos, história. Eu detesto estes docs dramáticos em que dão nomes aos animais e mostram o seu dia a dia, e acabam por morrer nas garras de leões, etc. Deve ter sido por esta primeira experiência. Que afinal é um filme famoso. "As duas Fêmeas do Serengueti". (African dogs: a Tale of Two sisters)


Comentários

Marias disse…
Mas entre nós , os humanos é o mesmo. A lei do mais forte, a competição, o ganhar e ser o melhor a todo o custo. Só simpatizo com a defesa das crias; aí já por duas ou três vezes levantei a voz mais alto, seja a quem fôr.
shark disse…
Eu tenho a sorte de não precisar de competir (cof cof), mas quando envolve a minha cria transformo-me no Hulk...
:-)
Marias disse…
Pois, eu queria era ter a vida dele, a fotografar em África, duas mulheres, da nobreza, andei a ler a wikipédia, morreu em 2002.

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas