Je suis Toninho

Acontecem desgraças a cada momento, este fim de semana morreu um rapaz num hospital principal em Lisboa, porque embora estivessem cirurgiões de serviço, não havia um cirurgião neuro vascular para operar o aneurisma. Tinha 29 anos. Queixam-se de ser mal pagos, de fazerem horas extraordinárias de não progredirem na carreira, e fazem-no com razão, mas veio agora a lume, que não é a primeira vez que acontece.
Mudámos de governo, alguma coisa mudará ? Gastaram dinheiro da Troika a tentar salvar o BANIF ?E nos hospitais não há dinheiro ? E os enfermeiros emigram ?

Ultimamente dediquei-me a tentar salvar o Toninho, o porco das rifas. Acho que o fiz porque ele é um símbolo de esperança de união, de alegria. De algo a mudar. Na região dos enchidos e salpicões, uma povoação adopta um porco, que vê crescer, e tenciona rifar no Natal. Entretanto, o porco torna-se centro de atenções, todos lhe querem dar de comer, couves, maçãs, enquanto se passeia na zona mais antiga da vila, onde vive, no quintal de um sr. que o adora que se desculpa desta fraqueza dizendo " não bebo, não jogo, não fumo, dedico-me a tratar do Toninho ! ". E as crianças (poucas na vila ) dizem que brincam com ele sem medo e que de manhã ele vai ter com elas à camioneta da escola e as segue....

Existem no entanto várias pessoas que continuam a dizer " onde já se viu um porco nas ruas ! É o porco das rifas é para matar ! ". E os mil euros foram arrecadados. Muitos outros dizem " se me sair a rifa eu doo o porco à população, para que ande aí até morrer ! ". O porco tem uma casota com palha fresca e comida, será o suficiente para um Inverno Transmontano ?

Esta notícia saiu nos jornais, equipas de tv dos canais portugueses mostraram o animal feliz nas ruas e as pessoas a dizerem que emigram se ele morre. Também apareceu um  francês que está em Portugal, da France Press e fez uma repotagem que venderam depois de traduzida , para vários países, incluindo o Brasil... Há pouco vi no You Tube essa reportagem dobrada em alemão e depois a mesma notícia dobrada para " brasileiro ". Diziam que em Portugal, um porco destinado a ser rifado e morto no Natal, estava salvo devido ao bom coração das pessoas, que se recusam a matá-lo.

Fui lá e vi um cenário desanimador, fatalista, " é o destino a decidir ". Ou seja, quem o receber na rifa, fará o que quiser. Leva-o e manda matá-lo e por ao fumeiro. Fica com ele no quintal ?

O Presidente da Junta de freguesia, que mora na vila, diz que não é nada com ele. " Foram os populares que compraram o porco e fizeram a rifa para consertar a capela do telhado da capela ".
E daí lava as suas mãos. Ora até a Presidente da Junta aqui em Lisboa, onde moro, se envolve mais nos problemas da população. Apareceu à noite, no jardim, para falar com os donos de cães, que se juntam a fumar e deixam os cães à solta e não apanham os dejectos. Escavam o jardim. as crianças caem e sujam-se, ninguém, se atreve a sentar na relva. E eu concordo com ela, a minha cadela andava de trela e eu com um saquinho, porque não hão-de ser todos responsáveis ? As pessoas sairam de lá, a policia começou a rondar e eles não tinham as licenças....

De resto estas rifas são ilegais, os verdadeiros concursos pagam imposto e obedecem a regras.

E assim deve ser.
Gosto de animais e não sou vegetariana. Agora só tenho gatos pois acho que um cão precisa de espaço e atenção.
O porco Toninho tornou-se um animal de estimação. Dá pelo nome e reconhece as pessoas. É manso.
A ideia da rifa foi tola, rifem uma televisão !

Se ele morre, morre um pouco de esperança na humanidade reacendida em mim.

Foto de Jérôme Pin, da France Press.

P.s:  Descobri depois, que a comissão de festas já anunciara pelos habitantes que comprava o Toninho por 500 euros a quem saisse na rifa. Nada transpirou, pois tinham medo que alguém fizesse uma oferta mais alta. Quem mo disse foi a vencedora da rifa, com quem falei no facebook e que era membro do grupo, agora chamado " Salvem os Toninhos e outros animais em perigo ! ".Mas isto foi só quando em Novembro, a Sic deu a notícia no Jornal da Noite e despertou a solidariedade de muita gente.

Comentários

Marias disse…
et tu, kuka ? não, como carne....mas não entro em talhos.eu queria era que não comessem o Toninho.....

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas