Eleições amanhã , já ?

Parece que chegaram muito depressa, ainda agora viémos de férias e começaram as aulas....

Isto é um bico de obra.
De um lado temos os Conservadores ( PSD/CDS ) do outro os Liberais (PS ). Isto os principais, depois há o partido dos idosos, da natureza, dos eternos comunistas, dos monárquicos, da defesa dos animais, os que querem legalizar as drogas leves (muito populares entre as classes estudantis ).

A questão é que o governo do país tem vindo alternado entre estes dois, e ambos têm feito muita merda.

Vejamos, tivemos os Socialistas, com o Engenheiro Sócrates. Especialista em vender banha da cobra, era difícil calá-lo e parecia convencido do que estava a fazer. Tinha aquele  defeito de ser um bocado megalómano mas era bem parecido e popular, por muito que o acusassem de gay, de fazer aldrabices, vendendo terrenos que eram reservas naturais para construir centros comerciais que se revelaram flops ( como o Freeport, durante a semana às moscas...). Gay não era, duvido e se fosse, na boa, mas foi preso há um ano atrás acusado de corrupção e ter metido aos bolso os subornos que lhe davam, para ele " fazer coisas ". Uma das coisas que felizmente foi impedido de fazer, foi construir um mega aeroporto a quilómetros de Lisboa. A Espanha fez isso, e neste momento têm aquele aeroporto fechado e é um desastre económico, que provavelmente será deitado abaixo.

A questão das escolas, foi no entanto uma coisa boa que ele fez. Conseguiu mandar fazer obras em escolas que vinham a cair lentamente, depois de terem sido construídas há trinta anos atrás. Renovou o parque escolar, sim. Cada sala passou a ter um computador para o professor que passou a poder projetar num quadro especial, filmes ou o que preparassem para a aula, em vez dos velhos aparelhos de acetatos. Na verdade até arranjou o programa Magalhães, pôs fábricas portuguesas a fabricar PC portáteis com acesso à net e com word, etc, e todos os alunos do ensino do 1º ano ao 6º receberam um, praticamente de graça. Eram uma espécie de brinquedos resistentes, que podiam cair ao chão sem estragar. Os mais velhos tiveram acesso a PC portáteis mais normais, por um pouco mais de dinheiro. Ora isto foi bom. Nivelou as crianças, pobres e ricas, todas mexiam e faziam exercícios, quer na aldeia remota do interior quer na cidade. Mas isto eram ideias de países ricos, e não sei se eles poupavam noutras coisas, tipo não empregarem toda a família como técnicos superiores do estado e assistentes pessoas, mal saiam da faculdade.
Nessa altura dei aulas, e tinha turmas de vinte alunos, relativamente sossegados, que só ganhavam em ver sketches dos Monty Pyton, que não conheciam e achavam hilariantes, o que era bom , já que eu dava inglês e não tinha aquela pronúncia ( embora não seja assim tão má, é mais americana....).

Claro que os professores são uns ingratos e fizeram enormes manifestações contra o ministro da educação, pois teve a ideia , vejam lá, de que os professores deviam ser sujeitos a avaliação anual, como qualquer funcionário do estado. Ou seja, tinham de escrever um relatório do que tinham feito durante o ano, se cumpriram ou não os objetivos, se deram o programa todo ou só até meio, e até tinham uma ou duas aulas assistidas pelo delegado de grupo. Big deal....
Toda a gente sabe que há professores que não se esforçam, que faltam, que escrevem no sumário coisas que eram para dar e não deram, que são rudes com os alunos, e no entanto estão efetivos, entraram no sistema e não podem ser despedidos. A quesrtão da avaliação foi para a frente, mas não me consta que a não ser que batam nos alunos ou os assediem, levem uma má avaliação. Se tiverem menos de Bom, e não forem efectivos na escola, no ano seguinte não podem concorrer a dar aulas.
Como quem os avalia são os colegas da escola, nunca soube de alguém que tivesse manos que isso.

Bem, depois vieram os Conservadores, e para conter o défice que os gastadores socialistas acumularam e a crise que entretanto se instalou na Europa veio ajudar à festa, fizeram as chamadas privatizações. Que se resumem a vender empresas estatais que não estão a dar tanto lucro, ou ao contrário, dão mesmo lucro e por isso valem mais, a estrangeiros que estejam interessados em comprar pelo melhor preço. Se pudessem vendiam a Torre de Belém, o Castelo de Lisboa, mas são património universal e não lhes podem tocar. Uma das coisas que venderam, foi no algarve (sul, praias ) a Marina de Vilamoura. que vale milhões, com todos aquele iates, discotecas, hoteis, vida noturna. Para quê ? Porque valia dinheiro e precisavam de tapar o défice.
Depois aumentaram impostos escondidos, género sobre restaurantes (IVA 23 % ), discos, livros, comida não essencial ( tudo exceto batatas, salsichas e bolachas, essas coisas que s pobres comem....).
Que mais, acharam que os idosos ganhavam demais, as reformas de 500 euros (pouco mais que o salário mínimo) eram muito altas, afinal só comem pão e bebem chá e leite e sopa e jogam cartas no jardim. Esquecem-se que o desemprego aumentou e eles acabam por sustentar a família que entretanto se mudou para casa deles.
Depois o Passos Coelho, 50 anos e um passado de político profissional (ou seja, nunca trabalhou em nada ) Primeiro Ministro, decide começar a dizer que se não arranjam emprego neste país, o melhor que têm a fazer é emigrar. Só que diz isto a enfermeiras, universitários, pessoal especializado e em quem se gastou milhões em formação, nas universidades do estado, onde as propinas são mil euros por ano , enquanto nas universidades privadas se paga 500 por mês. Ou seja, um desperdício enorme de recursos, pois a Inglaterra e a Irlanda, apressaram-se a contratar todos os que conseguiram apanhar. Como dizia um head hunter inglês, os enfermeiros no país deles têm dois anos de formação e nós temos quatro com estágios todos os anos, e as pessoas são muito mais simpáticas...
Depois o primeiro ministro diz também que se há doutorados a guiar carrinhas de escolas e autocarros, a culpa é deles, se tirassem informática não estavam desempregados. Ok, vamos todos para informática....

E agora pedem mais quatro anos para governar. De 7,5 % de desemprego passamos para 15 %, nos últimos anos e não é mais porque os jovens , sendo europeus, sabendo inglês, podem ir trabalhar para onde quiserem, e vão.

E como opção temos o PS, desta vez com um homem honesto que tem sido o presidente de Lisboa e conseguiu aumentar o turismo em sei lá quantos por cento, devido a a obras que terminou, edifícios antigos renovados e alugados a casais jovens e estudantes, e transformação de sítios mal afamados por traficância de droga e prostituição, em zonas animadas e renovadas. E sem prender os homeless como fazem na Húngria ou expulsar os ciganos. Não sei bem o que lhes fez, se calhar arranjou-lhes casas na Amadora.

Mas será ele capaz de estender as acções ao resto do país ? Se não tem maioria absoluta tem de se unir a outro partido, se calhar o BE ( os tais amigos da marijuana ). São  gente bem intencionada e liberal, muito populares quando fazem as " arruadas " andarem pelos mercados a serem abraçados pelas peixeiras e levarem perdigotos na cara de gente exaltada a dizer mal do governo anterior.

Sempre que digo que não vou votar berram-me que todos os votos contam !
Com a certeza que voto PS. E a mim não me apetece, já lhes dei o meu voto e fizeram-na bonita.
Mas estes parecem convencidos que vão ganhar, e continuar a vender a companhia aérea nacional, privatizar a água ( estupidez crassa ! já se provou que os preços aumentam, quando a água deixa de ser administrada pelas regiões que a usam ), os correios já foram (deixaram de passar recibos, se não pedirmos ! isto é legal ? ), etc, etc.

Amanhã, não é ? Acho que me vou arrastar até lá.
Diminuam os impostos, criem empregos, deixem de chatear os mini empresários.
Poupem nos carros que compram para todos, no nº de motoristas e assistentes que contratam, nas despesas do Estado em si ! Mandam a população ser mais organizada e dão tristes exemplos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lady Liuwa

Sé Catedral de Lisboa, séc. XII

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas