Retrato de uma criança morta

Estava a ver o telejornal quando o apresentador diz que houve mais um desastre com migrantes, um barco virado e várias vítimas. até aqui nada de novo, temos vindo a ouvir isto há semanas.
Vêm de barcos sobrelotados, às vezes de borracha, em direção à Grécia, a mais próxima da Turquia e Síria. Mas depois o apresentador diz que os espectadores mais sensíveis devem abster-se de ver, e quase de seguida vemos um pequenino corpo de criança, vestido e com uns sapatinhos, deitado na praia de barriga para baixo e outro maior, são dois irmãos e morreram afogados. Fiquei com um nó na garganta. Como ficaram quase todos que viram, naquela altura e repetida em fotografias de revistas e jornais. Já se sabe o nome, como eram, o que gostavam de fazer, o pai salvou-se e conta, mostra fotos. É o lado humano e pessoal de uma multidão de pessoas e finalmente o espírito de comunidade parece estar a acender-se, contra os governantes que falam de cotas minúsculas para cada país. Para Portugal, 3000 pessoas ! Quando somos menos de dez milhões e temos uma população envelhecida e necessidade de crianças e famílias, as escolas estão a fechar !
Os pobres são sempre os mais generosos, e na região de Tavira, a sul, já disponibilizaram um campo, que iria ser uma escola infantário, para campo de campismo de refugiados e refeiçõess grátis.
Podia ser pior, somos um país de clima ameno e em contentores ou pré fabricados não se passa mal.
Claro que o que realmente desejam é ficar na Alemanha, ou Inglaterra.Ou passar para a América. Muitos têm lá parentes e amigos. Oxalá tudo se resolva a bem. São milhares a fugirem da guerra nas ruas, em países que antes eram bem sucedidos.
Como disse o fotógrafo da foto, embora trágica , a morte da criança servirá para despertar consciências. Afinal é btanco, como nós , Apesar de ser muçulmano.
Some say the picture is too offensive to share online or print in our newspapers. But what I find offensive is that drowned children are washing up on our shorelines, when more could have been done to prevent their deaths.
It was not an easy decision to share a brutal image of a drowned child. But I care about these children as much as my own. Maybe if Europe’s leaders did too, they would try to stem this ghastly spectacle.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cougars ou Milfs

Lady Liuwa

Napoleão! Bla bla bla Whiskas saquetas